segunda-feira, 25 de abril de 2011

FERRAMENTAS DE BUSCA

UCA – AMAPÁ
TUTORA: MARLI MORAES
MODULO 2: WEB
CURSISTA: ROZILDA SANTANA SOUZA MONTEIRO
ATIVIDADE 1: FERRAMENTAS DE BUSCA

Os navegadores de Internet são programas destinados ao acesso e à navegação pela Internet, que possibilitam a visualização e a interatividade, utilizando recursos de imagem, som e textos. Recomendamos a utilização dos navegadores Internet Explorer (versão 5.0 ou superior) e Mozilla Firefox (versão 1.0 ou superior). Adquira sempre browsers em distribuidores autorizados, que têm garantia de autenticidade. Qualquer problema decorrente desses softwares deverá ser solucionado diretamente com as empresas fornecedoras.
Sua principal função é “procurar” um conteúdo na internet e fazer com que este conteúdo seja mostrado, mas muitas vezes não suportava tais arquivos e por isso foram criados outro navegadores mais modernos como o Mozilla Firefox, Opera, Safari e o Internet Explorer, que além de suportarem a versão HTML também suportam a XHTML.
As Ferramentas de Busca podem ser definidas como programas ou sites especializados em localizar e/ou descrever informações na Internet,ou seja,é um instrumento de pesquisa na Web através de palavras-chave ou categorias,orientadas por texto. Esses programas são também conhecidos como Mecanismo de Busca,Search Engines,etc
As Ferramentas de Busca, conhecidas também como Máquinas de Busca ou Search Engines, são programas computacionais desenvolvidos com o objetivo de indexar informações escritivas e temáticas das páginas e/ou sites da Internet em bases de dados, com a finalidade de possibilitar a recuperação de documentos solicitados, pelos usuários da Internet, segundo as estratégias de busca e os critérios adotados. Suas origens datam de 1994, por iniciativa das Universidades Norte-Americanas e, atualmente, as iniciativas particulares e/ou privadas estão também atuando nesta área, disponibilizando suas próprias ferramentas, muitas delas com acesso gratuito. Preocupados com a construção de ferramentas de busca na Internet para usuários diversificados, Rosenfeld e Morville (1999, p.102-103) indicam alguns fatores a serem considerados com relação às necessidades informacionais dos usuários: - alguns usuários têm claramente definido o tipo de informação que precisam e onde ela pode ser localizada; - alguns usuários sabem as informações que querem, mas não sabem exatamente onde existem ou mesmo se existem; - alguns usuários não sabem exatamente o que esperam encontrar, pois não sabem exatamente o que existe sobre o assunto; - alguns usuários querem tudo sobre um assunto específico.
Quanto ao nível de busca, geralmente, as Ferramentas de Busca oferecem mais de um nível de busca, conhecidos por busca simples e avançada dependendo do conhecimento e experiência do usuário. A busca avançada fornece maiores opções e recursos para elaboração das estratégias de busca. As buscas nestes níveis podem variar, ou seja, uma mesma busca efetuada nos níveis simples e avançado pode obter respostas diferentes, ou seja, algumas opções podem estar disponíveis apenas em um nível de pesquisa.
Como forma de facilitar a pesquisa, principalmente para o usuário leigo, algumas Ferramentas de Busca fornecem uma interface gráfica mais amigável, embutindo em opções de escolha os operadores que utilizam para busca. Assim, não é exigido do usuário o conhecimento prévio para elaborar a sintaxe da busca. A forma de apresentação dos resultados também se diferencia, pois algumas Ferramentas de Busca oferecerem opções de melhor visualização e ordenação dos resultados que podem ser parametrizáveis pelo próprio usuário. Rosenfeld e Morville (1999, p.113-115), colocam como fatores para a apresentação dos resultados da consulta de uma ferramenta de busca, o grau de estrutura do conteúdo das Bases de Dados e a escolha do usuário.


ROSENFELD, Louis, MORVILLE, Peter. Searching systems. In: Information architeture for the World Wide Web. Sebastopol, CA : O’Reilly, 1999.

BUENO, Márcia Correa, VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Uso estratégico das Ferramentas de Busca na Internet. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL “ PROF. DR. PAULO TARCÍSIO MAYRINK, 3, 1999, Marília. Anais...Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 1999.

Ferramentas de Busca

Uca – Amapá
Tutora: Marli Moraes
Modulo 2: Web
Cursista: Lidia Pinheiro Silva
Atividade 1: Ferramentas de Busca


Os navegadores da Internet são aplicativos de software que localizam e exibem as páginas da Internet. Um dos navegadores mais populares é o Microsoft Internet Explorer. É um navegador gráfico, o que significa que ele exibe gráficos bem como textos. Além disso, os navegadores mais modernos podem apresentar informações de multimídia, incluindo som e vídeo, embora eles exijam plug-ins para alguns formatos.

O Internet Explorer não é o mesmo que o Windows Explorer, uma ferramenta de gerenciamento de arquivo para os usuários do Windows.
Existem muitos navegadores da Internet, mas freqüentemente, eles são versões personalizadas (modificadas) do Microsoft Internet Explorer que outras empresas distribuem legalmente.
O navegador conta muito para que seu computador seja rápido na internet e alguns deles têm funções interessantes que podem ajudar você a se proteger, navegadores como o Mozilla se souber usar as opções dele poderá se proteger de sites que não são seguros no Google esse é uma ótima opção e está crescendo cada vez mais, todos os computadores já vem com o navegador da Microsoft o Internet Explorer ele é simples e fácil de usar e como Mozilla pode te deixar tranquilo. O Google Chrome surge como a mais nova opção para quem gosta de navegar rapidamente é totalmente simples de mexer e não se diferencia muito dos concorrentes que tem. Independente de qual dos três você escolha para usar pode ficar sossegado sabendo que vai ter um ótimo navegador para combinar com os padrões de seu sistema operacional, seja ele antigo ou novo, só é preciso manter o antivírus em bom funcionamento e fazer uma revisão pelo menos uma vez a cada duas semanas.
Uma Ferramenta de Busca é um instrumento de pesquisa na web através de palavras-chave ou categorias, orientadas por texto. É um website que lista páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos. Esses sites são armazenados em um sistema computacional, como a 'World Wide Web', ou um computador pessoal. As ferramentas de busca são muito úteis porque uma pessoa, agora, não precisa lembrar o endereço de um site para procurá-lo. As pessoas precisam dessas ferramentas pela mesma razão que elas precisam de um catálago em uma biblioteca. As ferramentas de busca, porém, ajudam a encontrar informações mais específicas.
As Ferramentas de Busca usam programas de software conhecidos como 'spiders', 'crawlers' ou 'robots' - que automaticamente seguem hyperlynks de um documento ao próximo em toda a Web. Quando ele descobre uma nova página, manda a informação de volta ao site principal para incluí-la. O Google é uma das Ferramentas de Busca mais famosas. O AltaVista costumava ser o favorito dos pesquisadores da Web anos atrás, mas também perdeu popularidade para o Google.
Cada Ferramenta de Busca tem pontos fortes diferentes. Por esta razão, o usuário tem de pensar sobre que tipo de informação ele quer e, então, usar a ferramenta que melhor se adequa ao trabalho a ser feito.
www.fastbackup.com.br
http://www.blogers.com.br/quais-os-navegadores

FERRAMENTAS DE BUSCA

UCA – AMAPÁ
TUTORA: MARLI MORAES
MODULO II: WEB
CURSISTA: NAZARÉ LEAL DA COSTA
ATIVIDADE 1: FERRAMENTAS DE BUSCA


O termo navegador vem de navegar e desde o início da internet acessar e visitar os sites ficou conceituado como navegar na internet. Para navegar é necessário um navegador, ou seja, um meio para navegar. Portanto navegador de internet é um programa que permite você acessar e navegar entre as páginas de um ou mais sites
Podemos destacar os seguintes:
Navegador da Apple. era usado inicialmente em Mac, mas recentemente ganhou versão para PC rodando em Windows.
Principal concorrente do Internet Explorer, o navegador Firefox tornou-se bastante popular entre os entusiastas e profissionais de tecnologia. É um navegador de código aberto mantido pela fundação Mozilla.
Um navegador bastante eficiente e charmoso. Ele é da Opera Software.
Lançado recentemente, o Chrome é o navegador do Google. O Chome chegou ao mercado com a difícil missão de competir com o Internet Explorer e o Firefox. É um navegador que chama a atenção pela ausência das famosas barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com javascript, algo que o Google usa e abusa em alguns de seus aplicativos online.
O mercado de navegadores de internet é extremamente concorrido e ao lado do mercado de buscas na internet é alvo dos grandes players do mercado. Até agora a Microsoft esteve bem posicionada neste mercado, mas devido a altíssima concorrência tudo indica que haverá dias difíceis para a Microsoft neste setor.
Os termos ferramentas de busca, motores de busca, motores de pesquisa, buscadores ou em inglês Search Engines nada mais são que serviços de buscas na internet. São os famosos sites de busca que os usuários usam como Google, Yahoo, MSN, Cadê, etc.
De modo geral, todas as ferramentas de busca são basicamente formadas por três componentes essenciais:
Crawler, spider ou robot: são programas de computador que percorrem os websites na Internet através de seus links para catalogar o conteúdo dos sites. Periodicamente os crawlers visitam os sites para catalogar novos links e conteúdos. Cada ferramenta de busca possui o seu crawler. Os mais conhecidos são o Googlebot (do Google), Inktomi Slurp (do Yahoo!) e o MSNBot (do MSN.com).
As ferramentas de busca possuem uma cópia do conteúdo de cada website em seu índice. Esta cópia é chamada de cache. As ferramentas de busca atualizam seu índice com visitas periódicas ao site, assim ele sempre será atualizado. Na maioria dos buscadores é possível ver o cache atual de uma página. No Google por exemplo, em um resultado de busca, basta clicar em Cache ao lado de um dos resultados para ver a versão do site que está no índice.
http://www.brasilseo.com.br/yahoo/conhecendo-as-ferramentas-de-busca

http://www.luis.blog.br/o-que-e-navegador-de-internet.aspx.

FERRAMENTA DE BUSCA

PROJETO UCA
TUTORA: MARLI MORAES
MÓDULO II
ATIVIDADE 1: FERRAMENTA DE BUSCA
CURSITA: NAIR PINHEIRO DA SILVA

FERRAMENTA DE BUSCA
Navegador de Internet também é chamado de Navegador ou Browser/ web broweres, que traduzindo quer dizer, olhar páginas de um registro, livro ou revista, que permitem ao usuário que vejam os arquivos e documentos no formato de HTML (SERVIDOR WEB DE ACESSO Á INTERNET), mais conhecida como World Wide Web (WWW). É usado um protocolo HTTP que passa as informações para os “ficheiros” que são identificados como URL. Existem também os navegadores que são mais comuns como: HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc. e os mais atuais são: FTP, HTTPS.
Sua principal funçaõ é “procurar” um conteúdo na internet e fazer com que este conteúdo seja mostrado, mas muitas vezes não suportava tais arquivos e por isso foram criados outro navegadores mais modernos como o Mozilla Firefox, Opera, Safari e o Internet Explorer, que além de suportarem a versão HTML também suportam a XHTML. . De qualquer modo, o usuário experiente irá decidir o que é importante para si e selecionar seu navegador de acordo com suas necessidades. Com um pouco de tempo, você irá otimizar e personalizar a maneira como navega para se adequar com sua forma de navegar.
As Ferramentas de Busca podem ser definidas como programas ou sites especializados em localizar e/ou descrever informações na Internet,ou seja,é um instrumento de pesquisa na Web através de palavras-chave ou categorias,orientadas por texto.
Esses programas são também conhecidos como Mecanismo de Busca,Search Engines,etc.
A ferramenta de busca é um website que escolhe páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos.Esses sites são armazenados em um sistema computacional(como a World Wide Web) ou em um computador pessoal.
São muito úteis porque uma pessoa não precisa lembrar de um endereço de site para procurá-lo. Cada ferramenta tem suas peculiaridades.
Quando alguém digita, por exemplo,duas palavras,a Ferramenta de Busca mostrará geralmente uma longa listagem de sites que contém esses caracteres .
À medida que a rede cresce, os serviços de busca expandem- se e se diversificam, visando atender segmentos específicos ou toda a comunidade de usuários da Internet. Esse dilema específico/genérico vem ocupando espaço nas discussões tanto sobre o ensino nas instituições educacionais como sobre o próprio desenvolvimento da Internet, sendo muito oportuno que os professores passem a refletir sobre o mesmo no desenvolvimento de atividades de ensino.

REFERENCIAS

BRANSKI, Regina Meyer.Localização de informação na Internet : características e formas de funcionamento dos mecanismos de busca. Campinas :UNICAMP, 1998
vidotti@marilia.unesp.br
http://www.crb6.org.br

Ferramentas de Busca

UCA – AMAPÁ
Tutora: Marli Moraes
Modulo: 2: web
Cursista: Lilian de Paula Rodrigues

Atividade 1: Ferramentas de Busca

São programas que habilitam seus usúários a interagirem com documentos virtuais da internet.Sendo sua principal função fazer pedido de um determinado conteúdo da web, e providenciar a exibição do mesmo.
Assim, destaca-se alguns navegadores:
Safari- roda em windus.
Firefox-é um navegadorde código aberto mantido pela função monzila.
Opera - bastante eficiente ,popular principalmente em computador portatil.
Chrome- ausência de barras de ferramentas, aparente capacidade de trabalhar melhor com javascript.

As ferramentas de busca podem ser definidas como programa ou site s especializados em localizar e/ ou descrever informações na internet, ou seja ,é um instumentode paequisa na web através de palavras -chave ou categorias, orientadas por textos.
A ferramenta de busca é um website que escolhe páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos.Esses sites são armazenados em um sistema computacional como o world wide web ou em um computador pessoal.


Referências:
whtt://pt.wikipedia.org/wiki/navegador

domingo, 24 de abril de 2011

FERRAMENTA DE BUSCA

PROJETO UCA
TUTORA: MARLI MORAES
MÓDULO II
CURSITA: ORMINDA PANTOJA FERREIRA
ATIVIDADE: FERRAMENTA DE BUSCA

Ferramenta de busca

Os navegadores da Internet são aplicativos de software que localizam e exibem as páginas da Internet. Um dos navegadores mais populares é o Microsoft Internet Explorer. É um navegador gráfico, o que significa que ele exibe gráficos bem como textos. Além disso, os navegadores mais modernos podem apresentar informações de multimídia, incluindo som e vídeo, embora eles exijam plug-ins para alguns formatos.
Atualmente há uma grande concorrência competente entre diversos navegadores de internet sendo Mozilla FireFox, Internet Explorer, Opera, Netscape e outros, onde ainda o mais utilizado é o Explorer.
O Mozilla FireFox esta ganhado a cada dia mais usuários que substituem o IE pelo navegador, que oferece funções diversificadas e também segurança, já o Internet Explorer possui diversas versões sendo que para cada uma, há um problema.
Uma Ferramenta de Busca é um instrumento de pesquisa na web através de palavras-chave ou categorias, orientadas por texto. É um website que lista páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos. Esses sites são armazenados em um sistema computacional, como a 'World Wide Web', ou um computador pessoal. As ferramentas de busca são muito úteis porque uma pessoa, agora, não precisa lembrar o endereço de um site para procurá-lo. As pessoas precisam dessas ferramentas pela mesma razão que elas precisam de um catálago em uma biblioteca. As ferramentas de busca, porém, ajudam a encontrar informações mais específicas.
O acompanhamento da evolução das Ferramentas de Busca e das formas de uso de seus operadores são essenciais para uma busca estratégica de informações na Internet, pois o usuário pode através delas usufruir criteriosa e conscientemente do que de melhor a WWW oferece. (Bueno e Vidotti, 1999, p.48). A cada dia, novas Ferramentas de Busca são criadas e disponibilizadas, porém esta tecnologia não está acompanhando o crescimento exponencial da WWW, principalmente com relação à atualização de suas Base de Dados, o que proporciona um grau de instabilidade (ou insegurança) ao se consultar a Internet com a utilização deste instrumento.


REFERENCIA

BUENO, Márcia Correa, VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Uso estratégico das Ferramentas de Busca na Internet. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL “PROF. DR. PAULO TARCÍSIO MAYRINK, 3, 1999, Marília. Anais... Marília : Faculdade de Filosofia e Ciências, 1999. p.39-49

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Navegadores de Internet e Ferramentas de Busca

NAVEGADORES DA INTERNET

A atualização do navegador de internet nunca foi tão importante quanto agora. Diversos sites têm problemas para apresentar novas tecnologias aos seus usuários porque muitos ainda utilizam versões antigas de seu navegador preferido. Os usuários de internet podem fazer o upgrade para versões mais modernas de seus browsers. Antes de escolher o seu navegador, veja algumas peculiaridades de cada um.

Para navegar na internet você precisa de um browser, que é um software específico para esse fim. Um dos mais conhecidos browsers é o Netscape que ainda está com muito fôlego com sua nova versão 9, e um visual muito agradável.

O mais conhecido e utilizado browser é o IE Internet Explorer da MS que está na sua versão 8, com um design também renovado e bem diferente da versão anterior.

O FireFox 3.6 da Mozilla, está crescendo bastante entre os internautas e tomando uma grande fatia do mercado, conferindo a este browser a segunda posição no número de usuários.

Há outros navegadores menos conhecidos do grande público mas também são bastante eficientes como é o caso do Opera 10.62 da Opera software e o Safari 5 da Apple que já possui a sua versão para Windows.

O FireFox, o Opera e o Netscape, tem uma função muito útil que foi incorporado no IE Internet Explorer 7, que é a navegação em abas. Com esse recurso você pode com uma só janela aberta do browser, utilizar várias abas onde em cada uma delas você entrará em um site diferente.

Se você deseja um navegador que funcione também como um gerenciador de pastas de arquivos, experimente o Konqueror.

A mais recente novidade em navegadores da internet é o Chrome da Google que promete agitar o mundo dos browser´s com recursos interessantes que merecem ser experimentados.




FERRAMENTAS DE BUSCA
Uma Ferramenta de Busca é um instrumento de pesquisa na web através de palavras-chave ou categorias, orientadas por texto. É um website que lista páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos. As ferramentas de busca são muito úteis porque ajudam as pessoas a encontrar informações mais específicas.
As Ferramentas de Busca usam programas de software conhecidos como 'spiders', 'crawlers' ou 'robots' - que automaticamente seguem hyperlynks de um documento ao próximo em toda a Web. Quando ele descobre uma nova página, manda a informação de volta ao site principal para incluí-la. O Google é uma das Ferramentas de Busca mais famosas. O AltaVista costumava ser o favorito dos pesquisadores da Web anos atrás, mas também perdeu popularidade para o Google. No ambiente do Google existem muitas outras ferramentas e programas que auxiliam bastante a navegação pelos bilhões de páginas da rede. O Google Imagens armazena uma gama de figuras, fotos, gráficos, ícones e símbolos que abrangem todos os assuntos e servem para ilustrar trabalhos e acrescentar informação a textos, possibilitando que se escolha até o tamanho de acordo com aquilo que temos em mente.
Para encontrar uma pessoa, endereços de e-mail, uma empresa online de alguém ou números de telefone, há Ferramentas de Busca em Diretório, freqüentemente conhecidas como "páginas brancas", mas elas não são tão confiáveis, porque nem todos os usuários da internet listaram a si mesmos neste serviço. Há também os Diretórios da Web, que organizam e listam websites por categoria ou localização, como o Yahoo! e o Lycos. Cada Ferramenta de Busca tem pontos fortes diferentes.
Fontes Pesquisadas
www.liveseg.com/a_batalha_dos_browsers.html - Em cache - Similares
www.iberbrasconsultoria.com/seo-ferramentas-de-busca.html - Em cache - Similares

domingo, 17 de abril de 2011

PLANO DE AULA UTILIZANDO O LAPTOP

PROJETO UCA
TUTORA: MARLI MORAES
CURSISTA: JANAYNA RAMOS / MICHELE COSTA BRAZÃO
.

PLANO DE AULA UTILIZANDO O LAPTOP


TEMA: LITERATURA INFANTIL

Justificativa

Para utilizar os laptops como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem optamos pela literatura, pois acredito que escutar histórias das mais variadas formas possíveis é a base inicial para a formação de bons leitores criadores. Ao lermos histórias, suscitamos no aluno o imaginário, a curiosidade, respondida em relação a tantas perguntas. Enfim, tudo pode nascer de um texto. E contada sob a ótica revolucionária dos tempos modernos, com certeza, será mais uma possibilidade que nos apropriaremos para estimularmos em nossos alunos o desejo e gosto pela leitura.

Conteúdo
Interdisciplinar

Público Alvo
Este projeto pode ser desenvolvido da Educação Infantil a 4° ano do Ensino Fundamental de 9 anos, desde que ao ser aplicado seja analisado a faixa etária, o nível de desenvolvimento da leitura, escrita, o contexto, fazendo as necessárias e devidas adaptações.

Objetivos
 Despertar gosto e prazer pela leitura;
 Adquirir o senso de organização e de orientação espacial;
 Desenvolver a coordenação viso-motora;
 Estimular e desenvolver o raciocínio e a criatividade;

 Produzir textos orais e escritos a partir da elaboração de desenhos utilizando as formas geométricas;
 Respeitar regras;
 Redigir seu texto no Kword e utilizar Editor de foto e imagem

Procedimentos

1º momento:
Será trabalhado primeiramente a leitura das literaturas e exploração das mesmas.

2° momento:
Os alunos criarão suas próprias produções, usando câmera web e o kword para ditar as mesmas.
Em duplas, no computador, pedi aos alunos que desenhassem com a ajuda da ferramenta auto-formas as três partes apresentadas e com a caixa de cores pintassem de acordo com as cores indicadas.

3° momento:
Em sala, cada criança de posse de seu desenho escolheu um colega e juntos produziram um pequeno texto a partir de seus desenhos.
Montar um varal de exposição dos desenhos que foram criados pelos alunos no laptop, à medida que iam apresentando oralmente os textos criados.

4° momento:

Todos os alunos irão apresentar seus suas produções no laptop.


Tempo previsto
Três dias

Avaliação
Mediada pela participação e envolvimento dos alunos nos trabalhos realizados e construídos em sala nos laptops
Através de auto-avaliações.

PLANO DE AULA UTILIZANDO O LAPTOP

PROJETO UCA
TUTORA: MARLI MORAES
CURSISTA: JANAYNA RAMOS / MICHELE COSTA BRAZÃO
.

PLANO DE AULA UTILIZANDO O LAPTOP


TEMA: LITERATURA INFANTIL

Justificativa

Para utilizar os laptops como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem optamos pela literatura, pois acredito que escutar histórias das mais variadas formas possíveis é a base inicial para a formação de bons leitores criadores. Ao lermos histórias, suscitamos no aluno o imaginário, a curiosidade, respondida em relação a tantas perguntas. Enfim, tudo pode nascer de um texto. E contada sob a ótica revolucionária dos tempos modernos, com certeza, será mais uma possibilidade que nos apropriaremos para estimularmos em nossos alunos o desejo e gosto pela leitura.

Conteúdo
Interdisciplinar

Público Alvo
Este projeto pode ser desenvolvido da Educação Infantil a 4° ano do Ensino Fundamental de 9 anos, desde que ao ser aplicado seja analisado a faixa etária, o nível de desenvolvimento da leitura, escrita, o contexto, fazendo as necessárias e devidas adaptações.

Objetivos
 Despertar gosto e prazer pela leitura;
 Adquirir o senso de organização e de orientação espacial;
 Desenvolver a coordenação viso-motora;
 Estimular e desenvolver o raciocínio e a criatividade;

 Produzir textos orais e escritos a partir da elaboração de desenhos utilizando as formas geométricas;
 Respeitar regras;
 Redigir seu texto no Kword e utilizar Editor de foto e imagem

Procedimentos

1º momento:
Será trabalhado primeiramente a leitura das literaturas e exploração das mesmas.

2° momento:
Os alunos criarão suas próprias produções, usando câmera web e o kword para ditar as mesmas.
Em duplas, no computador, pedi aos alunos que desenhassem com a ajuda da ferramenta auto-formas as três partes apresentadas e com a caixa de cores pintassem de acordo com as cores indicadas.

3° momento:
Em sala, cada criança de posse de seu desenho escolheu um colega e juntos produziram um pequeno texto a partir de seus desenhos.
Montar um varal de exposição dos desenhos que foram criados pelos alunos no laptop, à medida que iam apresentando oralmente os textos criados.

4° momento:

Todos os alunos irão apresentar seus suas produções no laptop.


Tempo previsto
Três dias

Avaliação
Mediada pela participação e envolvimento dos alunos nos trabalhos realizados e construídos em sala nos laptops
Através de auto-avaliações.

TEMA : PLANO DE AULA UTILIZANDO O LAPTOP .

PROJETO UCA
TUTORA: MARLI MORAES
CURSISTA: NAZARÉ LEAL DA COSTA / LIDIA PINHEIRO DA SILVA
TEMA : PLANO DE AULA UTILIZANDO O LAPTOP
.

DENGUE AQUI NÃO!

Contexto
Esta atividade envolve a linguagem oral, a leitura e a escrita, dentro da concepção de que letramento é ter acesso aos usos sociais da leitura e da escrita.


Objetivo geral
 Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
 Objetivos específicos:
 Conhecer as causas e conseqüências da dengue
 Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
 Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
 Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.

Público alvo
Esta atividade pode ser desenvolvida na educação infantil ou no ensino fundamental, adequando a discussão e a exploração dos textos ao nível dos alunos.
Tempo previsto
02 meses
Plano de Aula
Atividade 1
Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber.
Convidar um agente de saúde da comunidade para fazer uma palestra sobre o tema "Dengue! Como evitar?".
Promover uma discussão sobre o tema. Responsabilidade de todos os segmentos: comunidade, escola, família, governo, etc.
Atividade 2
O professor criará uma história em quadrinhos utilizando o HQ ou um editor de textos qualquer. A história gira em torno de um passeio. As pessoas encontram um ambiente limpo e bem cuidado. No final da tarde deixaram o ambiente com um monte de lixo (latinhas, potinhos, embalagens, cascas e resto de frutas).
Após dois meses retornam e encontram o ambiente ainda mais sujo, pois outros visitantes tiveram a mesma postura.
Durante o passeio alguns alunos foram picados pelo mosquito aedes aegypti e algum tempo depois adoecem.
O que fazer? Os alunos, em grupos, concluirão a história.
Atividade 3
Coletar os seguintes dados junto à Secretaria Municipal de Saúde:
Nº de focos da dengue encontrados em 2009 e 2010.
Nº de casos suspeitos, de dengue, em 2010 e 2011.
Nº de casos confirmados, de dengue, em 2010 e 2011
Atividade 4
Os grupos deverão utilizar uma planilha eletrônica para elaborar uma tabela contendo os dados coletados. Em seguida fazer um gráfico de demonstração do resultado.
Atividade 5
Os grupos deverão elaborar uma escrita espontânea sobre o que aprenderam com a atividade "Dengue! Como evitar?" Nesse caso poderá ser utilizado o editor de textos Kword. Se a escola tiver condições, poderá imprimir as conclusões e disponibilizar, em um mural ou publicar no site da escola, para socialização das atividades.

Avaliação: Será através do desempenho do educando relacionando os seguintes critérios: participação, interesse, integração no grupo, criticidade, oralidade etc.