terça-feira, 22 de novembro de 2011

REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA EMEF ARACY NASCIMENTO


REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA EMEF ARACY NASCIMENTO
Na quinta-feira (13/10/2011) foi realizada na Escola Municipal Aracy Nascimento uma reunião com a comunidade escolar e os pais dos alunos, o objetivo de divulgar o andamento do PROJETO UCA, sua importância para o aprendizado dos educando e as dificuldades apresentadas em relação a internet. No decorrer da reunião foi abordado sobre a importância da inclusão digital e como o professor irá planejar suas atividades em sala de aula, utilizando como recurso os laptops. A reunião iniciou no horário previsto, com a apresentação dos professores, coordenação pedagógica, equipe administrativa. A coordenadora relatou que os conteúdos trabalhados no laptop, estão de acordo com o currículo escolar e com os projetos desenvolvidos na escola, onde os mesmos irão acessar a internet para fazerem alguma pesquisa em relação ao tema trabalhado. Mas, foi explicado que a internet ainda não está funcionando devido a problemas técnico.
Os pais gostaram e aceitaram o projeto, por ser a primeira escola municipal a ser agraciada, então o importante é que todos estejam unidos para desenvolverem um ótimo trabalho.

POSTADO POR ROZILDA SANTANA

Professores da EMEF Aracy Nascimento

EMEF Aracy Nascimento, se fazendo presente no 1º Encontro Amapaense das Escolas Participantes do Projeto UCA.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PLANO ESTRÁTEGICO DA ESCOLA aracy nascimento

– IDENTIFICAÇÃO

1- NOME DA ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento

2- NOME DO PROJETO: ProGITec

3- DIREÇÃO: José Carlos Nunes

4- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Naracy
Charles

5- NÍVEL DE ENSINO: Fundamental

6- PÚBLICO-ALVO: Professores e alunos do 1º ano à 4ª série do Ensino Fundamental

7- EQUIPE DE ELABORAÇÃO: Equipe Gestora e Professores




PLANO ESTRATÉGICO

Objetivos
1.1 Geral
• Possibilitar pedagogicamente aos professores a utilização efetiva dos recursos tecnológicos, disponíveis no espaço escolar, como recursos dinamizadores do processo de ensino e aprendizagem.

1.2 Específicos
• Oferecer mecanismos para que o professor aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório de informática;
• Aprender a usar a tecnologia e uso de mídias de forma crítica e autônoma para a busca constante de novas aprendizagens;
• Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que a tecnologia seja compreendida e utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo;
• Possibilitar ao professor o conhecimento das especificidades das diversas tecnologias seja o computador, internet, vídeo, DVD, entre outras;
• Contribuir para o uso efetivo e consciente das diversas tecnologias;
• Subsidiar o professor sobre as diversas formas de pesquisa na Internet;
• Implementar a utilização adequada dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação existentes na escola;
• Incentivar a construção colaborativa na prática pedagógica dos educadores;
• Conhecer e operacionalizar o software livre Linux educacional e seus aplicativos.

 JUSTIFICATIVA
Um dos grandes desafios da educação hoje é integrar todas as dimensões do ser humano e relacioná-las ao novo paradigma emergente, bem como ajudar o cidadão para que este compreenda o seu contexto, as causas de exclusão social, as contradições, mas que também lute para que estas desigualdades possam diminuir.
A educação tecnológica proporciona a todos a perspectiva de um novo olhar para a educação e o processo de ensino, no qual as potencialidades dos educandos sejam efetivadas de forma consciente e dinâmica. Seu enfoque principal é criar, através das tecnologias, novas formas de ensinar e aprender, bem como integrar o uso dos recursos disponíveis ao seu fazer pedagógico. Assim, teríamos um aluno mais participativo e efetivo na sociedade, a partir de uma educação atual, com todos os aparatos tecnológicos existentes no mercado e que podem ser aplicados no processo educativo.
De um lado, temos a tecnologia (dentro e fora da educação); de outro, uma proposta formal de educação que deve estar comprometida com o aluno enquanto sujeito, ser histórico, concreto e social. É preciso lembrar que a educação necessita estar inserida primeiramente numa visão específica de mundo, com seus valores e práticas de uma civilização e cultura determinada - e assim ter de refletir e analisar as questões da sociedade atual como: globalização, pós-modernidade, progresso científico e recursos tecnológicos. E, em segundo lugar, buscar questões que se relacionam (em termos de educação) com as finalidades e os princípios que regem a educação escolar de hoje. O que se espera é que a educação formal promova o entendimento tanto no desenvolvimento pessoal quanto no social.
Para que essas ações sejam asseguradas, são necessárias as seguintes estratégias:
• Permitir a formação mínima necessária e adequada à atuação dos professores que atuarão em ambientes ou instituições na área da EaD/TIC;
• Garantir espaços físicos (a serem construídas ou adaptadas) com metragem padrão, destinados ao funcionamento de ambientes TIC nas unidades de ensino.
• Assegurar aos espaços físicos destinados ao funcionamento de ambientes TIC o padrão mínimo necessário quanto: segurança, instalações elétrica e lógica, refrigeração e mobiliário.
• Possibilitar acesso aos diversos tipos de materiais para leitura aos professores, visando à formação dos mesmos.
• Facilitar aos professores o acesso aos novos conhecimentos tecnológicos, pois os mesmos precisam estar sempre construindo e reconstruindo seus conhecimentos.
• Ampliar e executar de forma responsável os investimentos educativos com objetivo de alcançar a desejada melhoria de qualidade de ensino.
• Focalizar o professor como um agente facilitador da aprendizagem, sendo que com isso está garantindo um profissional mais seguro e motivado para que os mesmos estejam preparados para os grandes desafios educacionais de hoje.
• Oportunizar local de trabalho e de estudo adequado que ofereça uma boa infraestrutura com suas necessidades.
• Diminuir o número de alunos em sala de aula com o objetivo de alcançar a desejada melhoria de qualidade do ensino.
• Oportunizar atendimento educacional específico a todos, independente de sua deficiência.
• Proporcionar aos professores qualificação profissional, através de sua formação continuada, bem como cursos de educação a distância em ambientes colaborativo para atuarem em uma educação globalizada e com as tecnologias de informação e comunicação.
• Possibilitar a construção do conhecimento por meio de atividades didáticas colaborativas desenvolvidas presencialmente e a distância através de ciberespaço.
• Fornecer recursos tecnológicos digitais como computadores e internet suficiente para atender a demanda escolar.
• Garantir a manutenção das ferramentas tecnológicas tanto dos laboratórios de informática, da Sala do UCA, quanto dos KITS da TV Escola, com técnicos autorizados pelos fornecedores dos equipamentos.
• Capacitação de professores para atuarem como multiplicadores formadores de professores nas escolas objetivando o manuseio adequado dos equipamentos em sua pratica pedagógica.
Além dessas ações, que podem garantir um bom desenvolvimento do processo pedagógico, os Projetos “Pais e Paz e na Escola” e “Meio Ambiente: escola e comunidade – parceria pelo bem estar e qualidade de vida”, os quais fazem parte do Projeto Político Pedagógico da escola e através destes foram organizadas outras ações relacionadas às temáticas dos projetos que irão contribuir no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, tendo como apoio pedagógico os recursos midiáticos disponíveis na escola, a culminância dessas ações será no dia 27 de outubro de 2011.











CRONOGRAMA DAS Ações – UCA/2011
Turma Ações Turno Duração Data Professor(a)
111 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Trabalhar com Primeiras Noções de digitação com Tux Typing 2
Que é um jogo educacional que ensina à criança a técnica básica de digitação e também apresenta desafios para que a mesma pratique de forma sempre divertida. A filosofia básica que rege o uso do Tux Typing 2 é a idéia de que a criança pode, sim, aprender digitação de forma rápida e descontraída. Produção textual no Kword, a partir do conteúdo pesquisado.




02 h/a
50’

03/11/2011
04/11/2011

Lilian
112 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Utilizando o aplicativo Kolorpaint, contruir painel de desenho e frases com o tema pesquisado.

02 h/a
50’
04/11/2011
05/11/2011
Vanja
211 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre “A Violência Doméstica” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Utilizando o apresentador de slide Kpresenter do laptop, elaborar uma apresentação.


02 h/a
50’
04/11/2011
05/11/2011
Cimaia
121 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
A partir da utilização do software tuxpaint criar uma ilustração que represente o entendimento dos educandos sobre a temática abordada.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Aranay
122 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos. 2º 02 h/a
50’ 10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011 Janayna
221 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre “A Violência Doméstica” com o apoio dos laptops e outros recursos.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Ellen Simone
311 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.
Utilizando o apresentador de slide Kpresenter do laptop educacional, criar uma apresentação por equipe, com imagens e frase de combate ao Bulling.



02 h/a
50’
10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011

Jucicléia
312 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.
Produzir uma estória em quadrinhos, no Kword ou outro aplicativo, ressaltando o combate ao Bulling.


02 h/a
50’
10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011

César Augusto
313 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.

1º 02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Elza Mourão
321 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Conceição
411 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos pesquisarão sobre “A Conservação do Meio Ambiente” e utilizarão como apoio os laptops e outras mídias.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Vânia
421 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos pesquisarão sobre “A Preservação do Meio Ambiente” e
Utilizarão como apoio os laptops e outras mídias Inserir conteúdo de matemática a partir do aplicativo Tux, of Math Command é um jogo educacional que permite à criança exercitar-se, realizando contas das quatro operações básicas, de forma divertida e bastante original. É importante salientar que a idéia básica por trás do jogo é tornar prazerosa a solução de problemas matemáticos, impondo desafios ao jogador e fazendo com que o mesmo, de acordo com seu desempenho, passe por diferentes estágios, cada vez mais desafiadores.
No Tux, of Math Command, o jogador controla Tux, o pingüim símbolo do Linux, que deve proteger as construções de uma cidade espacial de um bombardeio de meteoros. Para tanto, o jogador deve, inicialmente, clicar sobre a opção “Jogar” da tela inicial do jogo.








02 h/a
50’



07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011




Michele
422 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos farão atividades de pesquisa relacionadas à “Lixo Reciclável”, com a utilização dos laptops.
Utilizando o apresentador de slide do laptop educacional.


02 h/a
50’ 10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011
Arlene
423 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos farão atividades de pesquisa relacionadas à “Coleta Seletiva do Lixo”, com a utilização dos laptops.

02 h/a
50’ 10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011
Ana Cláudia
424 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos farão atividades de pesquisa relacionadas à “Coleta Seletiva do Lixo”, com a utilização dos laptops.
Inserir conteúdo de matemática a partir do aplicativo Tux, of Math Command é um jogo educacional que permite à criança exercitar-se, realizando contas das quatro operações básicas, de forma divertida e bastante original. É importante salientar que a idéia básica por trás do jogo é tornar prazerosa a solução de problemas matemáticos, impondo desafios ao jogador e fazendo com que o mesmo, de acordo com seu desempenho, passe por diferentes estágios, cada vez mais desafiadores.
No Tux, of Math Command, o jogador controla Tux, o pingüim símbolo do Linux, que deve proteger as construções de uma cidade espacial de um bombardeio de meteoros. Para tanto, o jogador deve, inicialmente, clicar sobre a opção “Jogar” da tela inicial do jogo.
Criar uma situação em que o aluno deve-se salvar a cidade da poluição.













02 h/a
50’




10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011





Márcio


REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educacação nº9394/96. Brasília,1996.
MORGADO, José Carlos. Educar no século XXI: Que papel para o(a) professor(a)? In:MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa;
PACHECO, José Augusto. GARCIA, Regina Leite (orgs) Currículo: Pensar, sentir e Diferir. Rio de Janeiro: DP e A, 2004.