Este espaço foi criado para que você possa deixar aqui a sua experiência de trabalho e/ou dicas de atividades realizadas na sua escola durante o CURSO DE FORMAÇÃO UCA - AMAPÁ
domingo, 11 de setembro de 2011
Práticas Pedagógicas Inovadoras com uso dos Laptops
Entidade: UCA – USP
Tutora: Marli Morais
Módulo 3: Práticas Pedagógicas
Cursista: Dinalva de Souza Barros
Atividade 02 – Postagem ao mês no Blog
Proposta de atividade articulada de sala de aula
1) Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento
2) Autores: Alunos
3) Tema da proposta: Folclore: Valorizando a diversidade cultural brasileira
4) Contextualização da atividade: Os alunos utilizarão os laptops e construirão uma atividade ilustrada com o recurso da ferramenta Tux paint e produzirão textos utilizando o aplicativo Kword.
5) Objetivos:
• Possibilitar aos alunos a introdução à tecnologia digital;
• Assimilar os conteúdos de forma dinâmica e interativa;
• Valorizar a diversidade cultural brasileira, destacando as regiões e os fatos históricos das mesmas;
• Produzir textos e imagens a partir dos aplicativos sugeridos.
6) Ano: 3º ano do Ensino Fundamental – Turma 313 - Manhã
7) Disciplina(s) envolvidas: Português, História e Geografia
8) Conteúdos a serem desenvolvidos: Leitura de textos através de quadrinhas, trava-língua, receitas; as regiões brasileiras, lendas e fatos históricos
9) Dinâmicas de trabalho: Os alunos utilizarão as imagens sugeridas na ferramenta Tux paint do laptop, onde poderão ilustrar os desenhos com personagens do folclore brasileiro. Após, produzirão textos utilizando o aplicativo Kword e a partir das leituras sugeridas nos gêneros literários, destacarão os fatos históricos de cada região, dando enfoque à cultura das mesmas.
10) Tempo de duração da atividade: 02 meses (04 aulas por semanas)
11) Recursos: laptops, câmera digital, quadro magnético, pincel para quadro magnético
12) Avaliação: Os alunos serão avaliados no processo de aprendizagem, com a participação e interesse, levando-se em consideração o ritmo de assimilação de cada aluno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário