Projeto UCA


Projeto UCA( um computador por aluno) no Amapá
Em novembro de 2005 a Secretaria de Estado da Educação, através da então Gerência de Tecnologia Educacional - GETED, participou de reunião na USP promovida pela própria instituição e Ministério da Educação que convidou alguns Estados para se fazerem presentes, dentre eles o Amapá.
Nesta reunião estiveram presentes os representantes das Secretarias Estaduais de Educação (GETED/AP), representantes da SEED/MEC, da USP e do MIT (Institute Tecnology of Massachusetts).
Entre 2006/2007 o Estado do Amapá, apartir de critérios pré-estabelecidos pela Coordenação Nacional do Programa UCA (MEC) selecionou Escolas Estaduais e Municipais para a participação no Programa, ficando desde então aguardando sua implantação no Estado.
Em 2010, o UCA entra em sua fase 2, denominada Piloto. Esta etapa abrangerá cerca de 300 escolas públicas pertencentes às redes de ensino estaduais e municipais, distribuídas em todas as unidades da federação e selecionadas mediante critérios acordados com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e a Presidência da República.

No Amapá participam desta segunda fase 8 escolas assim distribuidas:

5 Escolas Estaduais indicadas pela SEED/AP através da então Gerência de Tecnologia Educacional - GETED, hoje Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE:
  • EE Predicanda Cardoso Amorim Lopes (Macapá);
  • EE Fonte Nova (Santana);
  • EE Veiga Cabral (Amapá);
  • EE Sete de Setembro (Serra do Navio);
  • EE Profa. Maria de Nazaré F. Lima (Tartarugalzinho).
3 Escolas Municipais indicadas pela UNDIME:
  • EMEF Aracy Nascimento (Macapá);
  • EMEF Domingos Valente Barreto (Mazagão);
  • EMEF Adão Ferreira de Souza (Porto Grande).

Projeto piloto

Em 2010, o UCA entra em sua fase 2, denominada Piloto. Esta etapa abrangerá cerca de 300 escolas públicas pertencentes às redes de ensino estaduais e municipais, distribuídas em todas as unidades da federação e selecionadas mediante critérios acordados com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e a Presidência da República.

Formação

O processo de formação se dará em três níveis ou ações e envolverá, além das escolas participantes, as universidades (IES), Secretarias de Educação (SE) e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). A formação terá caráter semi-presencial e será dividida em módulos, abrangendo as dimensões teórica, tecnológica e pedagógica.
Além da formação, o UCA também conta com ações dedicadas a avaliar a execução dos pilotos. O processo prevê uma avaliação diagnóstica antes da implementação dos pilotos, avaliação formativa durante sua execução e uma avaliação de impacto.
Já as ações de monitoramento do UCA irão envolver dois componentes principais: um conjunto de ferramentas de monitoria e uma sala de monitoramento, com pessoal capacitado para acompanhar o andamento do projeto.
Características do Projeto Uca
• O uso de laptops difere do uso dos laboratórios de informática na educação
A proposta UCA compreende:
Mobilidade/portabilidade - uso dentro e fora da escola pelo aluno e pelo professor
Integração das mídias - vídeos, redes, áudios integrados ocasionam novos
efeitos de mudança na atividade pedagógica
Conectividade sem fio - cria redes locais e as conecta a outras redes
Imersão na cultura digital - Modelo 1:1, de cada aluno e cada professor com seu laptop educacional conectado
As escolas participantes abrangem contextos escolares diferentes – urbanas e
rurais –, refletem a diversidade dos grupos sociais e das especificidades educativas – educação do campo, educação indígena, quilombola, especial etc -, e de projetos político-pedagógicos e desenvolvimento educacional.
Fonte: http://ucaamapa.blogspot.com