PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA
PROJETO: LIXO
IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMNETAL - 2° e 3° ano
PROFESSORES: CIMAIS E ELZA
CURSISTA: LIDIA PINHEIRO SILVA
AREAS DO CONHECIMENTO: Linguagem, Ciência humana e naturais
1. JUSTIFICATIVA
Sentimos a necessidade de uma maior conscientização por parte de aluno, devido a sujeira que acumula no chão da escola durante as aulas e principalmente após os recreios a escola apresenta aspectos de desleixo e poluição visual desagradável. Percebemos também, a falta de conscientização por parte dos alunos, ao bem estar da comunidade e agredir ao meio ambiente como um todo.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Ø Desenvolver a limpeza na escola, juntamente com a oportunidade de estudo e interação com o meio ambiente, de forma que ocorra a participação efetiva dos alunos, favorecendo as noções de higiene e melhoria da qualidade de vida.
2.2.OBJETIVO ESPECÍFICO
Ø Incentivar aos alunos a desenvolver o hábito de não jogar o lixo no chão, a partir de utilização de lixeiras diferenciadas que atraiam o interesse do aluno em utilizá-las;
Ø Estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável, tornando-a um lugar mais agradável;
Ø Chamar a atenção dos alunos para a importância dos hábitos e de higiene e limpeza, oferecendo uma oportunidade de estudos, lazer e interação;
Ø Apresentar a coleta seletiva do lixo como uma excelente alternativa, explicando benefícios da reciclagem;
Ø Estimular, na própria escola o hábito de separar o lixo orgânico e inorgânico, encaminhando tudo o que for possível para a reciclagem.
3. CONTEÚDO CONCEITUAL
Ø Demonstrar ao aluno a importância de manter a limpeza e aos benefícios da higienização da escola: a importância da coleta seletiva do lixo e da reciclagem
4. CONTEUDO PROCEDIMENTAL
Ø Estabelecer tarefas pedagógicas para cada grupo;
Ø Fazer o levantamento do N° de lixeiras da escola e dos locais onde há necessidade de implantação;
Ø Produzir frases, desenhos, cartazes, textos informativos e parodias de incentivo a limpeza da escola;
Ø Trabalhar esteticamente as lixeiras, para que os demais alunos adquiram maior vontade de utilizá-lo, incrementando as lixeiras de maneiras diversas.
5. CONTEÚDO ATITUDINAL
Ø Desenvolver nas crianças hábitos saudáveis, para que apliquem não só na escola, como também, para que transmitam esses conhecimentos para os familiares e todas as pessoas que conheça no meio que residem.
6. PROBLEMATIZAÇÃO
Quais os motivos que levaram o pátio da escola ficar sujo após o recreio?
Como cada aluno poderia ajudar para amenizar esse quadro?
Após esses debates iniciais, os professores direcionarão uma roda de conversa com comentário a respeito do projeto, destacando a importância da participação de todos. Depois de alcançada a atenção dos alunos para o “problema do lixo na escola”, serão apresentado filmes destacando o problema do lixo e a necessidade de Coleta Seletiva e da Reciclagem.
7. PROCEDIMENTO METODOLOGICO
Após a atenção dos alunos para o projeto, utilizando as fotografias do pátio antes e depois do recreio, serão apresentados nos filmes que retratam o problema do lixo e a necessidade da reciclagem. Serão divididas as tarefas entre as séries. As atividades desenvolvidas serão: identificação das lixeiras de acordos com as cores. Concurso de frases, as quais serão sempre espalhadas em pontos estratégicos da escola, e a produção de texto, parodia, poemas, panfletos e cartazes. Estas atividades serão desenvolvidas em oficinas. Será feito pelos alunos um levantamento de todas as lixeiras que a escola possuir,de quanto mais necessitar, bem como os locais de suas instalações. Será feito a coleta semanalmente, pesando-o para serem tabulados e representados em gráficos. Essas tarefas ficarão a cargo da disciplina de matemática. Por fim serão utilizados murais para fixar fotos e as demais atividades desenvolvidas durante a execução desse projeto.
8. RECURSOS
Serão utilizados os seguintes recursos: maquina digital, murais, laptops, DVDs, televisor, balanças, luvas descartáveis, folhas, cartolinas, lápis, tesoura, régua, tintas, pinceis, entre outros.
09. AVALIAÇÃO
Serão avaliadas as produções de textos, observando as coerências, coesão e criatividade.
Serão comparadas as fotos da sujeira do pátio da escola tiradas antes e após a implementação do projeto.
Serão observadas nas amostragens feitas através da mensuração do lixo produzido pela escola: valor total do produzido, quando foi selecionado e colocado o grau do envolvimento dos alunos no projeto. Por fim, os alunos farão um relatório relatando as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, suas experiências, o seu envolvimento e o quanto aprenderam com o projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário