domingo, 18 de dezembro de 2011

Proposta de Projetos

Projeto UCA – Amapá
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA

1. Identificação
Nome do cursista: DINALVA DE SOUZA BARROS
Nome da Escola: EMEF Aracy Nascimento Local: Macapá-AP
Série: 3ºANO Número de alunos: 28
Professores envolvidos: PROFESSORES DO 3º E 4º ANOS

2. Problemática a ser estudada
A FORMAÇÃO DA VILA QUILOMBOLA CURIAÚ

3. Justificativa
A comunidade da Vila do Curiaú é na sua maior habitada por negros, cuja formação é descendente de escravos que, segundo a História, fugiram na época da escravidão, formando alguns quilombos e lá constituíram famílias. A EMEF Aracy Nascimento, desenvolveu o projeto “Consciência Negra: Valorizando Nossas raízes” para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção do nosso país, estado e comunidade.
Por meio deste projeto, A EMEF Aracy Nascimento, acredita poder contribuir para a construção de uma educação que seja geradora de cidadania, que atenda e respeite as diversidades da população brasileira em questão, que respeite e observe o repertório cultural da população negra e o relacione com as práticas educativas inclusivas.
Desta forma, que a consciência de valorização do ser humano, ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo, pautado por uma lógica de valorização da diversidade e repúdio à intolerância.

4. Objetivo(s)
• Conhecer a cultura dos moradores do Curiaú;
• Identificar os aspectos formadores do local;
• Relacionar os costumes local com outros povos;
• Informar à comunidade local sobre o objeto pesquisado

5. Conteúdos
• Língua Portuguesa: Produção de Texto / Leitura;
• História: Formação do Povo Brasileiro;
• Geografia: Localização dos Países;
• Matemática: Estatística;
• Ciências: Alimentação;
• Arte: Pintura, recorte e colagem

6. Disciplinas envolvidas
• Língua Portuguesa
• História
• Geografia
• Ciência
• Matemática
• Arte

7. Metodologia
• Os alunos irão fazer uma pesquisa de campo sobre a Vila Quilombola do Curiaú, enfatizando os costumes, religião, culinária, dentre outros aspectos inerentes aos moradores daquela região.
• Farão levantamento, através de entrevista, previamente marcada com os líderes da comunidade, bem como leituras a respeito da cultura local.
• Os alunos irão registrar todas as informações em máquinas fotográficas, câmeras filmadoras e anotações em cadernos.
• Os alunos construirão a partir das informações, um livro que servirá de documento histórico para a comunidade.
• A culminância do projeto será na escola, onde os alunos farão a exposição oral sobre a cultura local, evidenciado a Vila Quilombola do Curiaú, onde a comunidade será convidada a apresentar as manifestações culturais predominantes na Vila e na oportunidade, os alunos farão a entrega do livro com os registros feito por eles.

8. Recursos a serem utilizados
• Os alunos utilizarão: gravador, máquinas fotográficas, filmadora, papel, caderno, caneta, televisor, micro-sistem, computador.

9. Registro do processo
Todo o processo de elaboração e execução do projeto será registrado nos relatórios, além de terem seus registros em fotografias e vídeos.
De que forma será registrada a execução do projeto (ficha individual do aluno, relatórios, fotografias, etc.)

10. Avaliação e Resultados esperados
• Os alunos serão avaliados durante todo o processo e pela exposição oral no momento da apresentação, utilizando as mídias, as quais serviram como suporte à realização da pesquisa de campo, bem como, organizarão um livro para que as informações sejam lidas por todos da comunidade e que esta tenha possibilitado à Vila Quilombola do Curiáu um conhecimento a mais sobre a cultura daquela comunidade.

11. Divulgação
As ações serão expostas nos Blogs da emefaracynascimento e da professoradinalvabarros, além do painel com exposição de fotos das atividades dos alunos e banner.

12. Referências Bibliográficas
Kirikou e os Animais selvagens (filme. A cor da Cultura – Mojuba (DVD). A Cor da Cultura – Nota 10 (DVD). Marabaixo, afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense (Piedade Lino Videira)

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