sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA



1. Identificação
Nome dos cursistas Nair Pinheiro da Silva
Nome da Escola: E. M..E.F Aracy Nascimento Local: MACAPÁ/AP
Série: 3° e 4° anos N° de Alunos: 60


Professores envolvidos: Professora Elza e Arlene e professora do LIED.

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Projeto: Pontos Turísticos de Macapá
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
O trabalho com os pontos turísticos local permite que os alunos aprendam a valorizar os monumentos do lugar onde vivem. A escola tem um papel essencial: com atividades desenvolvidas no projeto, os alunos poderão conhecer os pontos turísticos de sua cidade ou por meio de textos, de depoimentos de pessoas da comunidade ou de visitas ao local. Os alunos estarão também estudando aspectos da História e da Geografia local. Será uma oportunidade inclusive para que eles aprendam a valorizar e a preservar os pontos turísticos de sua cidade.
Por que?

4. Objetivo (s)

Conhecer os Pontos turísticos do município de Macapá.
Produzir textos no editor de texto, utilizando estratégias de planejamento e revisão.
Usar a máquina fotográfica enquanto recurso tecnológico para o registro da paisagem.
Valorizar a paisagem local.
Usar recursos tecnológicos (transcrição das fitas, linguagem e manuseio de gravador, filmadora, computador e fotografia).
Utilizar a articulação de conteúdos de forma interdisciplinar.

O que vamos fazer?

5. Conteúdos
Pontos Turisticos e monumentos históricos, espaço geográfico, texto interpretativos, imagens fotográficas,pintura artisticas
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Historia , Geografia e Língua portuguesa, arte


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1º semana
o projeto inicia-se com pesquisas dos pontos turísticos de Macapá e os monumentos mais antigos. Fazendo um paralelo entre épocas antigas e a atual.
Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: alunos, familiares, professores
2 semana
Em grupos, os alunos irão selecionar fontes de informações sobre os pontos turísticos da cidade de Macapá, pesquisando nessas fontes a história da construção, o surgimento, se foi uma construção do homem ou natural.
Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: alunos e professores

3 semana
Montar grupos de alunos, onde cada equipe irá visitar um ou dois pontos turísticos, registrando em máquina fotográfica e/ou filmadora o lugar. O grupo já de posse do conhecimento sobre o ponto turístico irá divulgar em vídeo os conhecimentos adquiridos até então, falando do histórico do local.
Tempo previsto:duas aulas
Atores envolvidos:professores e alunos

4 semana
Os alunos, a partir da galeria de fotos dos Pontos Turísticos da cidade de Macapá-AP pintadas em galerias nos corredores da escola, farão um passeio turístico nesses corredores com as demais turmas da escola. A montagem de uma exposição sobre as paisagens do lugar onde se vive envolve uma ampla pesquisa sobre o que será retratado, o registro através da fotografia, a seleção das fotos que farão parte da exposição, a elaboração e revisão dos textos que acompanharão as imagens e, por fim, a organização da exposição, os alunos poderão produzir cartões postais utilizando as mesmas imagens e textos gerados para a exposição. Este material poderá ser usado na troca de correspondência com os alunos. É possível também produzir cartazes sobre os locais importantes e/ou interessantes da cidade, com o objetivo de divulgá-los entre as pessoas da comunidade. Os cartazes poderão ser afixados na escola ou no comércio do bairro. Por isso, é interessante que o projeto seja realizado ao longo de um semestre escolar (4 meses).
Tempo previsto: 4 meses
Atores envolvidos: Alunos, professores e comundiade escolar em geral
Passeio turístico

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Este projeto permite a utilização de recursos tecnológicos como máquina fotográfica, filmadora, televisão, vídeo, gravador, computador e utilização do LIED da escola.


9. Registro do processo
Através de arquivos digitais tais como filmagem e fotografia, alem de armazenamento em mídias removíveis.

10. Avaliação e Resultados esperados
Como resultado amplo pretende-se estimular a participação e a cidadania dos alunos na preservação e valorização dos Pontos Turisticos, sem perder de vista a promoção de aprendizagem de História e geografia.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
O projeto prevê a produção de um vídeo sobre o assunto pesquisado para motivar a participação, além da produção de fotos para divulgação na escola.

Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
• www.fundecap.ap.gov.br/
• www.cade.com.br
www.google.com.br
https://sites.google.com/site/escolaamapa/projetos-desenvolvidos-na-scola/galeria-de-arte
Sites, vídeos, livros...filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário