PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA
PROJETO: O AMBIENTE QUE TEMOS E O AMBIENTE QUE QUEREMOS
IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS
PROFESSORES: TODOS
CURSISTA: MARIA DA CONCEIÇÃO VIDAL BARBOSA
PROBLEMÁTICA
É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Este projeto visa a envolver toda a comunidade para debater as questões socioambientais, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida na comunidade e na escola.
JUSTIFICATIVA
A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.
DURAÇÃO: seis meses.
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: todas as disciplinas se envolveram. Houve algumas reuniões onde discutimos ideias e sugestões. Houve articulação da professora responsável.
OBJETIVOS
• promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
• desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
• perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
• sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de papel, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
• mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
• promover a reutilização e a reciclagem do papel descartado na unidade escolar;
• desenvolver ações práticas de coleta seletiva do lixo como forma de educar e mudar comportamentos.
ATIVIDADES PARA DIFERENTES DISCIPLINAS
Língua Portuguesa: trabalho de conscientização e concurso das melhores frases educativas para exposição em toda a escola. Confecção de jornal escolar ecológico.
Matemática: trabalhar com estatística, tabelas e gráficos relacionados com dados ambientais.
Ciências: conhecer as plantas e diferenciá-las em relação aos tipos comestíveis, medicinais, as que servem para fornecer madeira, entre outros. Colecionar os diversos tipos de folhas, estudar suas diferenças, ensinar a desidratar as folhas e flores, e com elas formar pequenos quadros.
Biologia: criação da horta da escola.
Química e Física: fazer o reaproveitamento do lixo orgânico.
Educação Artística e Artes: produção de objetos reciclados para exposição. Produção de trabalho com o papel reciclado.
Geografia: confecção de maquetes, orientar um debate sobre questões (desmatamento e queimadas, efeito estufa, pesca predatória, aquecimento global).
Filosofia e Sociologia: pesquisas e produções de textos, realizar trabalhos que relacionem a devastação ambiental à lógica do capitalismo, trabalhar valores e comportamentos.
METODOLOGIA
Em princípio, o tema iniciará por meio de leitura e pesquisa na internet e os livros, revistas e jornais, produções textuais no Kword, exibição de documentários, aulas expositivas dialógicas, discussões e debates. Após esta etapa, iniciaremos as atividades práticas, quando foram feitas oficinas para produção de objetos reciclados, painéis educativos, pinturas no muro da escola, trabalhos utilizando o papel reciclado, maquetes com o tema “o ambiente que temos e o ambiente que queremos” e confecção de um jornal ecológico, registrando os efeitos positivos, as soluções criativas, mensagens e dicas, cartões produzidos no Tux Paint
RECURSOS:
Materiais: TV, vídeo, papel, cola, tesoura, pincel atômico, sucata, computador,painéis, noticias de jornal,
Humanos:
Avaliação do projeto
Será durante todo o desenvolvimento do projeto e tendo ao final uma culminância com exposições de trabalhos, escritos, com obras de arte feita pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário