quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO UCA – AMAPÁ

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO: CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO

CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS

PROFESSORES: TODOS

CURSISTA: CÉSAR AUGUSTO LIMA

JUSTIFICATIVA
Este projeto busca promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.

A lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, procurando fazer acontecer mudanças necessárias. Aprendemos a história dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos afros de grande importância, principalmente em nosso país. Entretanto estes feitos são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

Objetivos gerais:

• Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisórios para a construção da sociedade.
• Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira.
• Promover uma nova visão da história dos africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
• Garantir ao afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
• Proporcionar condições ao afro-brasileiro de promover a cidadania e a igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.

Objetivos específicos:

• Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
• Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
• Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.
• Perceber os diferentes tipos de religião, costumes e línguas presentes na África.
• Constatar diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
• Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
• Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão de posses de terras.
• Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
• Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc.

Metodologia

Aula expositiva e audiovisual sobre o tema;

Leitura e interpretação de textos;

Exploração de musica;

Pesquisa na internet;

Produção de texto, poesias, poemas sobre o tema no aplicativo Kword

Criar desenhos sobre o tema no aplicativo Tux Paint.

Palestra sobre o tema

Recorte de gravuras para a confecção de painel;

Confecção de artesanato

Criação de máscaras usados pelos afro-descendentes

Recursos

Materiais: vídeo e TV, computador, papel A4, pincel, revista, cola, lápis de cor; data-show e papel Paraná para a confecção das máscaras.

Humanos: alunos, professores e pais dos alunos

Avaliação

Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também que se consiga organizar a culminância, de forma a congregar todas as turmas e suas produções e coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra e a presença eterna de Zumbi dos Palmares.


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