segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO UCA – AMAPÁ

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC

ROTEIRO DA PROPOSTA

Escola Municipal Aracy Nascimento

Cursista: Nazaré Leal da Costa

Professora: Aranay

Série: 1º ano

Projeto: Um novo olhar sobre o Meio Ambiente

Tema: Pequenas ações para o mundo de paz

Alunos Atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Questão de Investigação:

O que fazer para despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, valores básicos como amor e respeito, principalmente, que permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se ainda com as questões culturais, buscando, sobretudo a transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente?

Justificativa: Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água; solo; a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções.

Objetivo Geral: Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento.

Objetivos Específicos:

  • Implantar um jardim e uma horta escolar na Escola de Ensino Fundamental Municipal “Carlos Gomes” para embelezamento do ambiente, produção de verduras e hortaliças orgânicas, plantas medicinais, flores e árvores ornamentais;

  • Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

  • Zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade;

  • Observar e analisar fatos e situações ambientais e reais, a seu ponto de vista, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e avaliando as possibilidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio saudável, e melhor qualidade de vida;

  • Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas ao meio ambiente e à saúde;

  • Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;

  • Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos eliminar o mosquito da dengue.

Na escola dos meus sonhos os alunos aprendem a… Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música no coro e tocam na orquestra.

Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões subterrâneas que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação… ( FREI BETO).

Metodologia

Visando envolver grande parcela da comunidade escolar, pretendem-se promover encontros com a Pastoral da Saúde, técnicos da EPAGRI e das secretarias da Saúde e da Agricultura de nosso município para, periodicamente, visitarem a escola a fim de orientar na delimitação do espaçamento recomendável para as culturas; efetuarem palestras sobre a importância das ervas medicinais; realizar análise de solo, se necessário; orientar na construção do sistema de irrigação, o manuseio dos adubos orgânicos; instrumentos a serem utilizados no contato com a terra, limites e espaço dos canteiros, bem como a diversidade de hortaliças e demais plantas a serem cultivadas de acordo com a época de cultivo aconselhável de cada espécie.

  • Diversos tipos de texto
  • Jogos
  • Trabalho individual e em grupo
  • Pesquisa de campo
  • Dramatizações
  • Vídeos
  • Internet
  • CD Rom
  • Observações
  • Gincana
  • Feira
  • Palestras
  • Rádio local
  • Mural
  • Cartazes
  • Varal literário
  • Concurso

Recursos Humanos

  • Comunidade escolar e local

Recursos Materiais

  • Televisão
  • Computador
  • Revista
  • Jornais
  • Aparelho de som
  • CDs
  • Folha sulfite
  • cartolinas
  • sucata
  • mapas
  • fotos
  • livros
  • telas de artistas
  • mudas de árvores

Cronograma

  • março a dezembro

Avaliação

A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário