quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PLANO ESTRÁTEGICO DA ESCOLA aracy nascimento

– IDENTIFICAÇÃO

1- NOME DA ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento

2- NOME DO PROJETO: ProGITec

3- DIREÇÃO: José Carlos Nunes

4- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Naracy
Charles

5- NÍVEL DE ENSINO: Fundamental

6- PÚBLICO-ALVO: Professores e alunos do 1º ano à 4ª série do Ensino Fundamental

7- EQUIPE DE ELABORAÇÃO: Equipe Gestora e Professores




PLANO ESTRATÉGICO

Objetivos
1.1 Geral
• Possibilitar pedagogicamente aos professores a utilização efetiva dos recursos tecnológicos, disponíveis no espaço escolar, como recursos dinamizadores do processo de ensino e aprendizagem.

1.2 Específicos
• Oferecer mecanismos para que o professor aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório de informática;
• Aprender a usar a tecnologia e uso de mídias de forma crítica e autônoma para a busca constante de novas aprendizagens;
• Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que a tecnologia seja compreendida e utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo;
• Possibilitar ao professor o conhecimento das especificidades das diversas tecnologias seja o computador, internet, vídeo, DVD, entre outras;
• Contribuir para o uso efetivo e consciente das diversas tecnologias;
• Subsidiar o professor sobre as diversas formas de pesquisa na Internet;
• Implementar a utilização adequada dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação existentes na escola;
• Incentivar a construção colaborativa na prática pedagógica dos educadores;
• Conhecer e operacionalizar o software livre Linux educacional e seus aplicativos.

 JUSTIFICATIVA
Um dos grandes desafios da educação hoje é integrar todas as dimensões do ser humano e relacioná-las ao novo paradigma emergente, bem como ajudar o cidadão para que este compreenda o seu contexto, as causas de exclusão social, as contradições, mas que também lute para que estas desigualdades possam diminuir.
A educação tecnológica proporciona a todos a perspectiva de um novo olhar para a educação e o processo de ensino, no qual as potencialidades dos educandos sejam efetivadas de forma consciente e dinâmica. Seu enfoque principal é criar, através das tecnologias, novas formas de ensinar e aprender, bem como integrar o uso dos recursos disponíveis ao seu fazer pedagógico. Assim, teríamos um aluno mais participativo e efetivo na sociedade, a partir de uma educação atual, com todos os aparatos tecnológicos existentes no mercado e que podem ser aplicados no processo educativo.
De um lado, temos a tecnologia (dentro e fora da educação); de outro, uma proposta formal de educação que deve estar comprometida com o aluno enquanto sujeito, ser histórico, concreto e social. É preciso lembrar que a educação necessita estar inserida primeiramente numa visão específica de mundo, com seus valores e práticas de uma civilização e cultura determinada - e assim ter de refletir e analisar as questões da sociedade atual como: globalização, pós-modernidade, progresso científico e recursos tecnológicos. E, em segundo lugar, buscar questões que se relacionam (em termos de educação) com as finalidades e os princípios que regem a educação escolar de hoje. O que se espera é que a educação formal promova o entendimento tanto no desenvolvimento pessoal quanto no social.
Para que essas ações sejam asseguradas, são necessárias as seguintes estratégias:
• Permitir a formação mínima necessária e adequada à atuação dos professores que atuarão em ambientes ou instituições na área da EaD/TIC;
• Garantir espaços físicos (a serem construídas ou adaptadas) com metragem padrão, destinados ao funcionamento de ambientes TIC nas unidades de ensino.
• Assegurar aos espaços físicos destinados ao funcionamento de ambientes TIC o padrão mínimo necessário quanto: segurança, instalações elétrica e lógica, refrigeração e mobiliário.
• Possibilitar acesso aos diversos tipos de materiais para leitura aos professores, visando à formação dos mesmos.
• Facilitar aos professores o acesso aos novos conhecimentos tecnológicos, pois os mesmos precisam estar sempre construindo e reconstruindo seus conhecimentos.
• Ampliar e executar de forma responsável os investimentos educativos com objetivo de alcançar a desejada melhoria de qualidade de ensino.
• Focalizar o professor como um agente facilitador da aprendizagem, sendo que com isso está garantindo um profissional mais seguro e motivado para que os mesmos estejam preparados para os grandes desafios educacionais de hoje.
• Oportunizar local de trabalho e de estudo adequado que ofereça uma boa infraestrutura com suas necessidades.
• Diminuir o número de alunos em sala de aula com o objetivo de alcançar a desejada melhoria de qualidade do ensino.
• Oportunizar atendimento educacional específico a todos, independente de sua deficiência.
• Proporcionar aos professores qualificação profissional, através de sua formação continuada, bem como cursos de educação a distância em ambientes colaborativo para atuarem em uma educação globalizada e com as tecnologias de informação e comunicação.
• Possibilitar a construção do conhecimento por meio de atividades didáticas colaborativas desenvolvidas presencialmente e a distância através de ciberespaço.
• Fornecer recursos tecnológicos digitais como computadores e internet suficiente para atender a demanda escolar.
• Garantir a manutenção das ferramentas tecnológicas tanto dos laboratórios de informática, da Sala do UCA, quanto dos KITS da TV Escola, com técnicos autorizados pelos fornecedores dos equipamentos.
• Capacitação de professores para atuarem como multiplicadores formadores de professores nas escolas objetivando o manuseio adequado dos equipamentos em sua pratica pedagógica.
Além dessas ações, que podem garantir um bom desenvolvimento do processo pedagógico, os Projetos “Pais e Paz e na Escola” e “Meio Ambiente: escola e comunidade – parceria pelo bem estar e qualidade de vida”, os quais fazem parte do Projeto Político Pedagógico da escola e através destes foram organizadas outras ações relacionadas às temáticas dos projetos que irão contribuir no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, tendo como apoio pedagógico os recursos midiáticos disponíveis na escola, a culminância dessas ações será no dia 27 de outubro de 2011.











CRONOGRAMA DAS Ações – UCA/2011
Turma Ações Turno Duração Data Professor(a)
111 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Trabalhar com Primeiras Noções de digitação com Tux Typing 2
Que é um jogo educacional que ensina à criança a técnica básica de digitação e também apresenta desafios para que a mesma pratique de forma sempre divertida. A filosofia básica que rege o uso do Tux Typing 2 é a idéia de que a criança pode, sim, aprender digitação de forma rápida e descontraída. Produção textual no Kword, a partir do conteúdo pesquisado.




02 h/a
50’

03/11/2011
04/11/2011

Lilian
112 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Utilizando o aplicativo Kolorpaint, contruir painel de desenho e frases com o tema pesquisado.

02 h/a
50’
04/11/2011
05/11/2011
Vanja
211 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre “A Violência Doméstica” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Utilizando o apresentador de slide Kpresenter do laptop, elaborar uma apresentação.


02 h/a
50’
04/11/2011
05/11/2011
Cimaia
121 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
A partir da utilização do software tuxpaint criar uma ilustração que represente o entendimento dos educandos sobre a temática abordada.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Aranay
122 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos. 2º 02 h/a
50’ 10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011 Janayna
221 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre “A Violência Doméstica” com o apoio dos laptops e outros recursos.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Ellen Simone
311 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.
Utilizando o apresentador de slide Kpresenter do laptop educacional, criar uma apresentação por equipe, com imagens e frase de combate ao Bulling.



02 h/a
50’
10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011

Jucicléia
312 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.
Produzir uma estória em quadrinhos, no Kword ou outro aplicativo, ressaltando o combate ao Bulling.


02 h/a
50’
10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011

César Augusto
313 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.

1º 02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Elza Mourão
321 Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Conceição
411 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos pesquisarão sobre “A Conservação do Meio Ambiente” e utilizarão como apoio os laptops e outras mídias.

02 h/a
50’ 07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011
Vânia
421 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos pesquisarão sobre “A Preservação do Meio Ambiente” e
Utilizarão como apoio os laptops e outras mídias Inserir conteúdo de matemática a partir do aplicativo Tux, of Math Command é um jogo educacional que permite à criança exercitar-se, realizando contas das quatro operações básicas, de forma divertida e bastante original. É importante salientar que a idéia básica por trás do jogo é tornar prazerosa a solução de problemas matemáticos, impondo desafios ao jogador e fazendo com que o mesmo, de acordo com seu desempenho, passe por diferentes estágios, cada vez mais desafiadores.
No Tux, of Math Command, o jogador controla Tux, o pingüim símbolo do Linux, que deve proteger as construções de uma cidade espacial de um bombardeio de meteoros. Para tanto, o jogador deve, inicialmente, clicar sobre a opção “Jogar” da tela inicial do jogo.








02 h/a
50’



07/11/2011
08/11/2011
09/11/2011




Michele
422 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos farão atividades de pesquisa relacionadas à “Lixo Reciclável”, com a utilização dos laptops.
Utilizando o apresentador de slide do laptop educacional.


02 h/a
50’ 10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011
Arlene
423 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos farão atividades de pesquisa relacionadas à “Coleta Seletiva do Lixo”, com a utilização dos laptops.

02 h/a
50’ 10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011
Ana Cláudia
424 Através do projeto Meio Ambiente, os alunos farão atividades de pesquisa relacionadas à “Coleta Seletiva do Lixo”, com a utilização dos laptops.
Inserir conteúdo de matemática a partir do aplicativo Tux, of Math Command é um jogo educacional que permite à criança exercitar-se, realizando contas das quatro operações básicas, de forma divertida e bastante original. É importante salientar que a idéia básica por trás do jogo é tornar prazerosa a solução de problemas matemáticos, impondo desafios ao jogador e fazendo com que o mesmo, de acordo com seu desempenho, passe por diferentes estágios, cada vez mais desafiadores.
No Tux, of Math Command, o jogador controla Tux, o pingüim símbolo do Linux, que deve proteger as construções de uma cidade espacial de um bombardeio de meteoros. Para tanto, o jogador deve, inicialmente, clicar sobre a opção “Jogar” da tela inicial do jogo.
Criar uma situação em que o aluno deve-se salvar a cidade da poluição.













02 h/a
50’




10/11/2011
11/11/2011
12/11/2011





Márcio


REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educacação nº9394/96. Brasília,1996.
MORGADO, José Carlos. Educar no século XXI: Que papel para o(a) professor(a)? In:MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa;
PACHECO, José Augusto. GARCIA, Regina Leite (orgs) Currículo: Pensar, sentir e Diferir. Rio de Janeiro: DP e A, 2004.

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