sábado, 29 de outubro de 2011

Reunião com os pais dos alunos da EMFAracy Nascimento



REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ARACY NASCIMENTO

No dia 13.10.11, na Escola Aracy Nascimento foi realizada uma reunião com objetivo informar os pais, a fim de reforçar o apoio dos mesmo junto ao Projeto UCA, mostrando a importância da a inclusão digital no processo e ensino aprendizagem dos seus filhos. E como este vem sendo desenvolvido em sala de aula. Os pais ficaram entusiasmado com o projeto e falaram que vão dar o maior apoio para seus filhos. Outro ponto discutido foi sobre a internet, mas que esta estava sendo providenciada pelo gestor da escola.

ENVIADO POR CÉSAR AUGUSTO GOMES LIMA

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reunião com os pais dos alunos da EMFAracy Nascimento



REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ARACY NASCIMENTO

A reunião realizada no dia 13.10.11, na Escola Aracy Nascimento, teve como objetivo incentivar os pais em relação a inclusão digital no processo aprendizagem dos educandos, bem como, a utilização dos laptops como recurso pedagógico na sala de aula. No entanto, sabe-se que a tecnologia não é uma solução mágica para todas as mudanças, mas pode favorecer no sentido de superar algumas lacunas, principalmente no que se refere às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem. Outro ponto discutido pelos pais foi sobre a internet, como a mesma seria utilizada pelos alunos. Foi respondido que, a internet seria utilizada apenas para pesquisa relacionada aos conteúdos estudados e aos projetos executados na escola. Apesar de ainda não está funcionando a internet da escola, mas o gestor está providenciando com os órgãos responsáveis.
Frente a essa realidade, sinaliza-se que a relação entre gestão e as tecnologias precisam ser inseridas nas escolas com maior eficiência, sinalizando possibilidades de avanços e melhorias, seja no administrativo ou pedagógico. No entanto, ressalta-se a importância da formação tecnológica dos gestores e dos professores para o uso desse novo recurso, já que muitas vezes torna-se difícil transformá-las em oportunidades de aprendizagem devido à falta de conhecimento e de preparação profissional de alguns docentes da escola.


Postado por Vânia G. Pinheiro Bentes

Reunião com a equipe administrativa e pedagógica da EMEF Aracy Nascimento com os pais dos alunos



REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA EMEF ARACY NASCIMENTO
Foi realizado na quinta-feira (13/10/2011) na Escola Municipal Aracy Nascimento juntamente com a comunidade escolar e os pais dos alunos, a fim de divulgar como esta sendo trabalhado o Projeto UCA dentro do ambiente escolar. Onde foi abordado sobre a importância da inclusão digital e como será realizado no dia-a-dia. Durante a reunião foi questionado sobre a internet, como esta seria trabalhada no cotidiano escolar. Foi respondido que seria relacionado ao currículo escolar e através dos projetos desenvolvidos em sala de aula. Sabe-se que o laptop, é um recurso que proporciona a interação entre os envolvidos, favorecendo assim o processo ensino e aprendizagem dos educandos. Contudo, o uso das tecnologias vem se concretizando na medida em
que gestores e comunidade escolar se empenham na realização desse trabalho, pois este
compromisso não está ligado apenas à sala de aula, mas, com os diferentes segmentos da gestão escolar, na busca de condições para o uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem e na administração da gestão escolar, pois o papel do gestor não é apenas incentivar o uso das tecnologias em sala de aula, mas sim, promover uma gestão pedagógica com um sistema tecnológico.

Postado por Nair Pinheiro da Silva

Reunião como a comunidade escolar e pais ou responsáveis dos alunos



Reunião com os pais dos alunos da EMEF Aracy Nascimento

No dia 13/10/11, na Escola Aracy Nascimento, foi realizada uma reunião com os pais para divulgar sobre a importância do Projeto UCA, onde o mesmo tem como objetivo criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico, a fim de dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.

Os pais ficaram fascinados com os laptops e principalmente aqueles que não têm condições de comprar um para seus filhos. O projeto foi aprovado pelos pais, sendo que em relação a internet houve um pouco de preocupação. Mas, foi explicado que a internet só será utilizada para fins de pesquisas.

Contudo, a inclusão digital é de grande importância para processo ensino e aprendizagem e que todos os envolvidos nesse processo precisam está capacitados para desenvolverem um trabalho de qualidade, onde todos os alunos possam interagir de forma dinâmica, gerando assim um conhecimento coletivo.

Postado por Lidia Pinheiro Silva

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO UCA



Reunião com os pais dos alunos da EMEF Aracy Nascimento

No dia 13/10/11, foi realizado na Escola Municipal Aracy Nascimento uma reunião com os pais dos alunos para reforçar e incentivar a execução do Projeto UCA, que desde o primeiro semestre vem sendo desenvolvido em sala de aula. Contudo, percebeu-se o entusiasmo dos pais com esse novo recurso pedagógico. Houve alguns questionamentos em relação como o professor planeja para desenvolver as atividades com os laptops, se o aluno levaria os laptops para casa e se já estão utilizando a internet. Tudo foi explicado para que os pais não ficassem com nenhuma dúvida. Ao final da reunião, foi dado alguns questionários para que eles respondessem e ao mesmo tempo tirassem suas dúvidas. Sabemos que é muito importante a participação dos pais nesse novo processo e com certeza teremos êxito com a inclusão digital em nossa escola.

Postado por Nazaré Leal

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DIVULGANDO EXPERIMENTO NA PRÓPRIA ESCOLA




REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA EMEF ARACY NASCIMENTO
O gestor, a coordenação pedagógica e os professores da EMEF Aracy Nascimento reuniram-se no dia 13/10/2011 com os pais dos alunos para envolvê-los e incentivá-los em relação ao projeto UCA, que vem sendo desenvolvido na escola, pois, os laptops são mais um recurso que vem para dinamizar as aulas do professores, assim como fazer a interação com os demais alunos. Durante a reunião percebeu-se a preocupação dos pais em relação a internet, mas que logo em seguida foi explicado pela professora Dinalva, sobre a restrição de algumas redes sociais. Dando maior importância para a pesquisa relacionada ao currículo levando em consideração os projetos temáticos desenvolvidos na escola.

Postado por Orminda Pantoja Ferreira

domingo, 16 de outubro de 2011

Reunião com os pais dos alunos da EMEF Aracy Nascimento

No dia 13/10/11 - A equipe gestora da EMEF Aracy Nascimento reuni-se com os pais dos alunos para apresentar as atividades desenvolvidas em salas de aula com a utilização dos laptops e ressaltar a importância desses recursos na prática pedagógica do professor, bem como na aprendizagem dos educandos, haja vista as diversas possibilidades de construção e troca do conhecimento, pois tornam as aulas mais significativas e interativas.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011




Execuçãao do palno de aula
Entidade: UCA – USP
Tutora: Marli Morais
Módulo 3: Práticas Pedagógicas
Cursista: Orminda Pantoja Ferreira
Atividade 02 – Postagem no Blog

Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento
série: 4° ano
Disciplina: Português
Conteúdo: Gênero textual
TEMA: Folclore - Valorizando a diversidade cultural brasileira
SUBTEMA: Parlendas
OBJETIVO
Conhecer e compreender as características do gênero parlendas.
Ler e reconhecer a função das parlendas.
Desenvolver as habilidades de coordenação motora, utilizando os teclados do laptops corretamente.
Utilizar os aplicativos do laptop para enriquecer as atividades.
Desenvolver a criatividade.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM USO DOS LAPTOPS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM USO DOS LAPTOPS
Entidade: UCA – USP
Tutora: Marli Morais
Módulo 3: Práticas Pedagógicas
Cursista:
: Lidia Pinheiro Silva
Atividade 02 – Postagem no Blog

ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO

DIRETOR: JOSE CARLOS NUNES

PROFESSORA: Cimaia

SÉRIE: 2° ano Turma: 211

PLANO DE AULA

TEMA: FOLCLORE BRASILEIRO

Objetivo Geral: Conscientizar-se de nossa herança cultural, buscando através da literatura folclórica.

Objetivos Específicos:

    • Conhecer o que é folclore e sua origem;
    • Resgatar a importância do folclore;
    • Desenvolver as habilidades de coordenação motora, utilizando os teclados do laptops corretamente.
    • Utilizar os aplicativos Tux Paint para enriquecer as atividades.

Conteúdo: -- Música; -- Trava línguas; -- Caça palavras; -- Cruzadinhas; -- Adivinhações; -- Dobraduras e desenhos.

Estratégias: Leitura de textos informativos e literários; Pesquisa na internet sobre o folclore brasileiro: Digitação do texto pesquisado no Kword e desenho sobre o tema no aplicativo Tux Paint.

Recursos:Livros diversos; Internet;

Avaliação: Participação; Interesse; Criatividade; Responsabilidade;