terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Planejando uma atividade com o Laptop

Curso: Formação Amapá
Entidade: UCA – USP
Tutora: Marli Morais
Módulo: UCA – UNIFAP: EMEF Aracy Nascimento
Cursista: Dinalva de Souza Barros
Tema: Apropriação Tecnológica

Este tema foi proposto para uma turma de 4ª série, onde os alunos ao utilizarem o laptop pesquisarão na internet sobre o gênero literário “Literatura de Cordel”.

Tema da Proposta da aula:
Pesquisa sobre literatura de cordel em sala de aula.

Público-Alvo:
Alunos da 4ª série

Disciplinas Envolvidas
Língua Portuguesa, História, Artes, Geografia e Ciências

Objetivos:
Pesquisar na internet e tornar conhecido dos alunos este gênero de literatura popular nordestina e sua eficácia como material didático;
Aprender as técnicas que os poetas populares utilizam para se comunicar, os locais do Brasil onde são mais produzidos e comercializados e como hoje ele é visto numa sociedade em que a mídia digital está muito presente.
Coletar informações sobre o histórico do cordel, seus autores representativos, autores locais, técnicas de impressão, produção e arte das capas e xilogravuras.

Etapas (Dinâmica da Atividade)
Os alunos irão pesquisar na internet as literaturas em cordéis de autores conhecidos, sites, livros, revistas, documentários em vídeos, entrevistas com autores locais, ilustradores, artistas e gráficas.
De posse do material e das informações, os alunos deverão se reunir em duplas para estudar o material coletado.
Os alunos, começarão a produzir seus textos, escolhendo uma das formas de produção do cordel, sempre contando com a colaboração do . As capas também serão produzidas pelos alunos, que poderão fazer adaptações, colagens, fotografias, ilustrações, etc.

Critério de Avaliação das Atividades:
Cada aluno será avaliado pelo material pesquisado e a maneira como foi utilizado esse material em sala de aula. Após cada aluno pesquisar seus trabalhos, eles serão apresentados, lidos, dramatizados e terão a oportunidade de mostrar à escola um pouco da cultura nordestina (músicas, comidas, vestimentas, folclore, etc).

Referências:
pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/o_que_e_cordel.htm

Um comentário:

  1. Prezada Dinalva, parabéns pela proposta de atividade! O interessante é que este é um tema bem dinâmico, que chama muito atenção da criança.
    Sugiro que vocês organizem todas as propostas de atividades em um banco de dados da escola, para que quando iniciem a utilização dos laptops com os alunos vocês já tenham acervos de atividades para colocar em prática e montar o projeto de ação.

    Sucesso!

    ResponderExcluir