sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Postado por Orminda . P. Ferreira
Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento


Por iniciativa do prefeito Otávio Gonçalves de Oliveira, foi construído e inaugurado no dia 02 de abril de 1962, o Grupo Escolar Aracy Nascimento, recebendo este nome em homenagem à ilustre professora Aracy Nascimento, que muito trabalhou para o progresso educacional da cidade de Macapá.
A escola está localizada na Rua Marcelo Cândia, Nº 615 no bairro Santa Rita. No dia 18 de janeiro de 1999, o prefeito Anníbal Barcellos determinou a mudança do designativo de 1º grau para Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento.
A EMEF Aracy Nascimento vem ao longo desse período até os dias de hoje, implementando e construindo sua prática pedagógica baseada em ações que visam promover uma educação de qualidade, através de projetos como “Pais e Paz na Escola”, “Incentivo à Leitura”, “Escola Que Protege”, “Fest Folk”, “Salas Ambientes”, “Cultura Afro-descendente” “Combate à Dengue”.


MARABAIXO- CULTURA AFRO

Projeto Incentivo a Leitura

Atualmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento funciona nos dois turnos, atendendo o Ensino Fundamental de 08 anos (1ª à 4ª séries) e Ensino Fundamental de 09 anos (1º, 2º , 3º e 4º ano), totalizando 339 alunos regularmente matriculados.
É dirigida pelo Diretora Maria dos Anjos da Silva. O quadro de funcionários é composto ainda por profissionais competentes e compromissados com a qualidade de ensino e que hoje fazem parte da história de construção desse educandário.
O Projeto Político Pedagógico da EMEF Aracy Nascimento é referencial conjunto para a construção de sua ação pedagógica, oferecendo CREDIBILIDADE em todos os serviços que prestamos aos nossos alunos e à comunidade, incentivando o trabalho em equipe e a COLABORAÇÃO de todos, a fim de promover a PARTICIPAÇÃO da equipe como um todo, sem fazer distinção de quaisquer natureza seja à comunidade e/ou colaboradores (IGUALDADE).
A Proposta Pedagógica da EMEF Aracy Nascimento esta pautada na concepção filosófica da Tendência Educacional Progressista e Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, tendo o homem como ser social e como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.


MUSEU FORTALEZA DE MACAPÁ


Projeto UCA Mais Educação - judô

A fundamentação teórica corresponde à construção dos referenciais teóricos que nortearão toda a ação pedagógica da escola e a construção da concepção filosófica deve abordar os pressupostos que sustentam toda ação docente.
A EMEF Aracy Nascimento desenvolve ainda suas ações através da Pedagogia de Projetos, pois a organização do trabalho pedagógico é fundamental para as ações de forma fragmentada e compartimentada, de tal maneira que as diferentes disciplinas, saberes, conhecimentos e os diferentes atores voltem-se, conjuntamente rumo aos fins intentados.


Projeto Pais e Paz na Escola

Assim, a utilização do trabalho com a dinâmica de projetos passa a ser uma estratégia que poderá unir, ligar, inter-relacionar, integrar, propiciar ações coletivas e cooperativas, que envolva toda a comunidade, os diferente saberes e conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário