quinta-feira, 23 de junho de 2011

FERRAMENTAS DE BUSCA

PROJETO UCA

TUTORA: MARLI MORAES

MÓDULO II

ATIVIDADE 1: FERRAMENTA DE BUSCA

CURSITA: ANA CLAUDIA LIMA

FERRAMENTA DE BUSCA

O programa de computador que torna os usuários aptos a interagirem com os conteúdos virtuais chama-se navegador que é um termo proveniente do inglês web browser ou browser apenas. Informar o endereço ao browser, é a funçao mais elementar dos navegadores, através dele, o usuário acessará o conteúdos disponíveis nas redes internas e na Internet.

Dentre os navegadores da Internet podemos destacar o Internet Explorer, o Mozilla firefox,o Google Chrome, o Opera browser e o Safari, sendo que o mais conhecido é o Internet Explorer.

Com a popularização da rede e, consequentemente dos navegadores, houve a necessidade de criação de ferramentas de busca, o que, aliás, é uma preocupação que existe desde quando foi gerada a Internet. Essas ferramentas possibilitam a pesquisa de variados assuntos, dentro do universo virtual. Entre os diversos sites de buscas existentes, podemos citar: Msn, Yahoo, Cadê e Google.

As ferramentas de busca são essencialmente formadas por três componentes: Crawler, Índice e Interface. No Crawler é catalogado, através dos seus links, o conteúdo dos sites. No Índice são armazenadas as informações coletadas pelo crawler e o componente Interface de busca é a página de busca propriamente dita.

As ferramentas de busca possuem suas especificidades e ao utilizá-las os usuários devem ter em mente a informação que deseja obter, para poder usar de maneira eficiente a ferramenta mais adequada ao trabalho que irá produzir.

REFERÊNCIAS:

CENDON, Beatriz C. Ferramentas de busca na Web. (Dísponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a06v30n1.pdf. Acesso: jun 2011) .

YEE, Renato L. Conhecendo as ferramentas de busca (Disponível em: http://www.brasilseo.com.br/yahoo/conhecendo-as-ferramentas-de-busca. Acesso: jun 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário