terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO UCA EM MACAPÁ

Copie o link abaixo veja o slide da Socialização das Escolas Participantes do Projeto UCA

http://www.slideshare.net/dinalva.barros/slide-uca-aracynascimento1-10652157


domingo, 18 de dezembro de 2011

Proposta de Projetos

Projeto UCA – Amapá
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA

1. Identificação
Nome do cursista: DINALVA DE SOUZA BARROS
Nome da Escola: EMEF Aracy Nascimento Local: Macapá-AP
Série: 3ºANO Número de alunos: 28
Professores envolvidos: PROFESSORES DO 3º E 4º ANOS

2. Problemática a ser estudada
A FORMAÇÃO DA VILA QUILOMBOLA CURIAÚ

3. Justificativa
A comunidade da Vila do Curiaú é na sua maior habitada por negros, cuja formação é descendente de escravos que, segundo a História, fugiram na época da escravidão, formando alguns quilombos e lá constituíram famílias. A EMEF Aracy Nascimento, desenvolveu o projeto “Consciência Negra: Valorizando Nossas raízes” para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção do nosso país, estado e comunidade.
Por meio deste projeto, A EMEF Aracy Nascimento, acredita poder contribuir para a construção de uma educação que seja geradora de cidadania, que atenda e respeite as diversidades da população brasileira em questão, que respeite e observe o repertório cultural da população negra e o relacione com as práticas educativas inclusivas.
Desta forma, que a consciência de valorização do ser humano, ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo, pautado por uma lógica de valorização da diversidade e repúdio à intolerância.

4. Objetivo(s)
• Conhecer a cultura dos moradores do Curiaú;
• Identificar os aspectos formadores do local;
• Relacionar os costumes local com outros povos;
• Informar à comunidade local sobre o objeto pesquisado

5. Conteúdos
• Língua Portuguesa: Produção de Texto / Leitura;
• História: Formação do Povo Brasileiro;
• Geografia: Localização dos Países;
• Matemática: Estatística;
• Ciências: Alimentação;
• Arte: Pintura, recorte e colagem

6. Disciplinas envolvidas
• Língua Portuguesa
• História
• Geografia
• Ciência
• Matemática
• Arte

7. Metodologia
• Os alunos irão fazer uma pesquisa de campo sobre a Vila Quilombola do Curiaú, enfatizando os costumes, religião, culinária, dentre outros aspectos inerentes aos moradores daquela região.
• Farão levantamento, através de entrevista, previamente marcada com os líderes da comunidade, bem como leituras a respeito da cultura local.
• Os alunos irão registrar todas as informações em máquinas fotográficas, câmeras filmadoras e anotações em cadernos.
• Os alunos construirão a partir das informações, um livro que servirá de documento histórico para a comunidade.
• A culminância do projeto será na escola, onde os alunos farão a exposição oral sobre a cultura local, evidenciado a Vila Quilombola do Curiaú, onde a comunidade será convidada a apresentar as manifestações culturais predominantes na Vila e na oportunidade, os alunos farão a entrega do livro com os registros feito por eles.

8. Recursos a serem utilizados
• Os alunos utilizarão: gravador, máquinas fotográficas, filmadora, papel, caderno, caneta, televisor, micro-sistem, computador.

9. Registro do processo
Todo o processo de elaboração e execução do projeto será registrado nos relatórios, além de terem seus registros em fotografias e vídeos.
De que forma será registrada a execução do projeto (ficha individual do aluno, relatórios, fotografias, etc.)

10. Avaliação e Resultados esperados
• Os alunos serão avaliados durante todo o processo e pela exposição oral no momento da apresentação, utilizando as mídias, as quais serviram como suporte à realização da pesquisa de campo, bem como, organizarão um livro para que as informações sejam lidas por todos da comunidade e que esta tenha possibilitado à Vila Quilombola do Curiáu um conhecimento a mais sobre a cultura daquela comunidade.

11. Divulgação
As ações serão expostas nos Blogs da emefaracynascimento e da professoradinalvabarros, além do painel com exposição de fotos das atividades dos alunos e banner.

12. Referências Bibliográficas
Kirikou e os Animais selvagens (filme. A cor da Cultura – Mojuba (DVD). A Cor da Cultura – Nota 10 (DVD). Marabaixo, afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense (Piedade Lino Videira)

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA


CURSISTA: ANA CLAUDIA DA GAMA LIMA
EMEF ARACY NASCIMENTO
Tema: Dengue aqui não!
Tempo previsto: 1 semestre
Inicio: agosto a dezembro
Séries: 1 ao 5 ano
Professora: todas


Justificativa:

Conhecer sobre os cuidados que se DEVE ter para Evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para Melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importancia de previr o mosquito da Dengue.

Objetivos Gerais:

Refletir sobre a Necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a Saúde e os Meios da conservação da mesma.

PREVISTAS Etapas:

»Conversa informal sobre o tema em questão.
»Momento de questionamento sobre o tema.
»Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
»Desenho Interpretativo da prevenção.
»Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito eo que fazem para evita-ló
»Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
»Apresentação Organizar com Power Point. (que para as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos)
»Elaborar uma música Combatendo o mosquito.
»Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
»Software educativo (da dengue)

Propostas para finalização:

»Mural de Trajetória:
Pessoas com dengue ...
Pessoas evitando a Dengue
»Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!
»Cartazes de conscientização.b


Avaliação:

A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.

Sugestões de Planejamento:

Língua Portuguesa:
»Uso da linguagem oral, ao trocar informações e conhecimento.
»Reflexão quanto à escrita: palavra - fonema
»Leitura de noticias (textos significativos)

Matemática:
»Seqüência Numérica
»Noções de grandeza, direção e sentido POSIÇÃO.

Natureza e Sociedade:
»Comparando uma qualidade de vida do homem em seu grupo social.
»Direitos e Deveres do Cidadão.

Informática:http://smartkids.terra.com.br/passatempos/dengue/index.html

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA


CURSISTA: ANA CLAUDIA DA GAMA LIMA
EMEF ARACY NASCIMENTO
Tema: Dengue aqui não!
Tempo previsto: 1 semestre
Inicio: agosto a dezembro
Séries: 1 ao 5 ano
Professora: todas


Justificativa:

Conhecer sobre os cuidados que se DEVE ter para Evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para Melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importancia de previr o mosquito da Dengue.

Objetivos Gerais:

Refletir sobre a Necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a Saúde e os Meios da conservação da mesma.

PREVISTAS Etapas:

»Conversa informal sobre o tema em questão.
»Momento de questionamento sobre o tema.
»Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
»Desenho Interpretativo da prevenção.
»Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito eo que fazem para evita-ló
»Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
»Apresentação Organizar com Power Point. (que para as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos)
»Elaborar uma música Combatendo o mosquito.
»Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
»Software educativo (da dengue)

Propostas para finalização:

»Mural de Trajetória:
Pessoas com dengue ...
Pessoas evitando a Dengue
»Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!
»Cartazes de conscientização.b


Avaliação:

A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.

Sugestões de Planejamento:

Língua Portuguesa:
»Uso da linguagem oral, ao trocar informações e conhecimento.
»Reflexão quanto à escrita: palavra - fonema
»Leitura de noticias (textos significativos)

Matemática:
»Seqüência Numérica
»Noções de grandeza, direção e sentido POSIÇÃO.

Natureza e Sociedade:
»Comparando uma qualidade de vida do homem em seu grupo social.
»Direitos e Deveres do Cidadão.

Informática:http://smartkids.terra.com.br/passatempos/dengue/index.html

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA
Cursista: Janayna Ramos


PROJETO: XÔ DENGUE!
•PÚBLICO ALVO:
A ESCOLA E A COMUNIDADE.
•DURAÇÃO:
1 SEMESTRE
•INÌCIO:
FEVEREIRO A JUNHO
JUSTIFICATIVA:
Este Projeto justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue neste bairro, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a nossa Escola resolveu
Abraçar e disseminar esta campanha por todo o bairro, com o fim de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue

OBJETIVO:
Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
 Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
Problematização:
O que fazer para combater uma doença que parece tão simples mas causa tanto mal?
Desenvolvimento:
Durante o período de 15 dias a Escola Estadual Municipalizada Chaperó estará mobilizada na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, utilizando toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença.
Estratégias:

 Palestras;
 Pesquisas na internet e de campo junto com os agentes de endemias;
 Entrevistas;
 Produção de frases e textos no Kword
 Confecção de cartazes;
 Criação de desenhos no Tux Paint
 Maquetes;
 Músicas;
 Reportagens;
 Dramatização.

Recursos utilizados:
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, poesias e versos.
Avaliação
Todo trabalho realizado durante a campanha contra a dengue será apresentado e exposto na escola, registrado através de fitas de vídeos, fotografias, cartazes, maquetes e relatórios finais.

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA
PROJETO: PROJETO NATAL

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS
PROFESSORES: TODOS
CURSISTA: VÂNIA GLAUCILENE BENTES
Justificativa
No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal.

Objetivos

• Compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade.
• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.

Atividades

• Pesquisar sobre os símbolos de Natal (Estudo Histórico)
• Confeccionar cartões de natal (mensagens)
• Preparação de natal para necessitados (Natal Solidário)
• Montar cestas de natal para um asilo ou orfanato
• Teatro de Natal

Metodologia

• Discussão em sala de aula sobre o assunto
• Aulas no laboratório de Informática

Recursos Materiais

• Cartazes; Cartões para confecção de um painel de natal; Mensagens natalinas criadas no Kword; criação de cartão de natal no Tux Paint; vídeo sobre o natal; Material para montagem do cenário para a peça do natal

Avaliação
• Acontecerá após a culminância do projeto

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA
PROJETO: PROJETO NATAL

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS
PROFESSORES: TODOS
CURSISTA: VÂNIA GLAUCILENE BENTES
Justificativa
No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal.

Objetivos

• Compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade.
• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.

Atividades

• Pesquisar sobre os símbolos de Natal (Estudo Histórico)
• Confeccionar cartões de natal (mensagens)
• Preparação de natal para necessitados (Natal Solidário)
• Montar cestas de natal para um asilo ou orfanato
• Teatro de Natal

Metodologia

• Discussão em sala de aula sobre o assunto
• Aulas no laboratório de Informática

Recursos Materiais

• Cartazes; Cartões para confecção de um painel de natal; Mensagens natalinas criadas no Kword; criação de cartão de natal no Tux Paint; vídeo sobre o natal; Material para montagem do cenário para a peça do natal

Avaliação
• Acontecerá após a culminância do projeto

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DE PROPOSTA
PROJETO: PROJETO NATAL

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS
PROFESSORES: TODOS
CURSISTA: VÂNIA GLAUCILENE BENTES
Justificativa
No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal.

Objetivos

• Compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade.
• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.

Atividades

• Pesquisar sobre os símbolos de Natal (Estudo Histórico)
• Confeccionar cartões de natal (mensagens)
• Preparação de natal para necessitados (Natal Solidário)
• Montar cestas de natal para um asilo ou orfanato
• Teatro de Natal

Metodologia

• Discussão em sala de aula sobre o assunto
• Aulas no laboratório de Informática

Recursos Materiais

• Cartazes; Cartões para confecção de um painel de natal; Mensagens natalinas criadas no Kword; criação de cartão de natal no Tux Paint; vídeo sobre o natal; Material para montagem do cenário para a peça do natal

Avaliação
• Acontecerá após a culminância do projeto

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA
PROJETO: O AMBIENTE QUE TEMOS E O AMBIENTE QUE QUEREMOS

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS
PROFESSORES: TODOS
CURSISTA: MARIA DA CONCEIÇÃO VIDAL BARBOSA

PROBLEMÁTICA

É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Este projeto visa a envolver toda a comunidade para debater as questões socioambientais, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida na comunidade e na escola.
JUSTIFICATIVA
A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.

DURAÇÃO: seis meses.

COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: todas as disciplinas se envolveram. Houve algumas reuniões onde discutimos ideias e sugestões. Houve articulação da professora responsável.
OBJETIVOS
• promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
• desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
• perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
• sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de papel, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
• mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
• promover a reutilização e a reciclagem do papel descartado na unidade escolar;
• desenvolver ações práticas de coleta seletiva do lixo como forma de educar e mudar comportamentos.

ATIVIDADES PARA DIFERENTES DISCIPLINAS

Língua Portuguesa: trabalho de conscientização e concurso das melhores frases educativas para exposição em toda a escola. Confecção de jornal escolar ecológico.
Matemática: trabalhar com estatística, tabelas e gráficos relacionados com dados ambientais.
Ciências: conhecer as plantas e diferenciá-las em relação aos tipos comestíveis, medicinais, as que servem para fornecer madeira, entre outros. Colecionar os diversos tipos de folhas, estudar suas diferenças, ensinar a desidratar as folhas e flores, e com elas formar pequenos quadros.
Biologia: criação da horta da escola.
Química e Física: fazer o reaproveitamento do lixo orgânico.
Educação Artística e Artes: produção de objetos reciclados para exposição. Produção de trabalho com o papel reciclado.
Geografia: confecção de maquetes, orientar um debate sobre questões (desmatamento e queimadas, efeito estufa, pesca predatória, aquecimento global).
Filosofia e Sociologia: pesquisas e produções de textos, realizar trabalhos que relacionem a devastação ambiental à lógica do capitalismo, trabalhar valores e comportamentos.

METODOLOGIA

Em princípio, o tema iniciará por meio de leitura e pesquisa na internet e os livros, revistas e jornais, produções textuais no Kword, exibição de documentários, aulas expositivas dialógicas, discussões e debates. Após esta etapa, iniciaremos as atividades práticas, quando foram feitas oficinas para produção de objetos reciclados, painéis educativos, pinturas no muro da escola, trabalhos utilizando o papel reciclado, maquetes com o tema “o ambiente que temos e o ambiente que queremos” e confecção de um jornal ecológico, registrando os efeitos positivos, as soluções criativas, mensagens e dicas, cartões produzidos no Tux Paint

RECURSOS:
Materiais: TV, vídeo, papel, cola, tesoura, pincel atômico, sucata, computador,painéis, noticias de jornal,
Humanos:

Avaliação do projeto

Será durante todo o desenvolvimento do projeto e tendo ao final uma culminância com exposições de trabalhos, escritos, com obras de arte feita pelos alunos.

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA
PROJETO: O AMBIENTE QUE TEMOS E O AMBIENTE QUE QUEREMOS

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS
PROFESSORES: TODOS
CURSISTA: MARIA DA CONCEIÇÃO VIDAL BARBOSA

PROBLEMÁTICA

É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Este projeto visa a envolver toda a comunidade para debater as questões socioambientais, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida na comunidade e na escola.
JUSTIFICATIVA
A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.

DURAÇÃO: seis meses.

COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: todas as disciplinas se envolveram. Houve algumas reuniões onde discutimos ideias e sugestões. Houve articulação da professora responsável.
OBJETIVOS
• promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
• desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
• perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
• sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de papel, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
• mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
• promover a reutilização e a reciclagem do papel descartado na unidade escolar;
• desenvolver ações práticas de coleta seletiva do lixo como forma de educar e mudar comportamentos.

ATIVIDADES PARA DIFERENTES DISCIPLINAS

Língua Portuguesa: trabalho de conscientização e concurso das melhores frases educativas para exposição em toda a escola. Confecção de jornal escolar ecológico.
Matemática: trabalhar com estatística, tabelas e gráficos relacionados com dados ambientais.
Ciências: conhecer as plantas e diferenciá-las em relação aos tipos comestíveis, medicinais, as que servem para fornecer madeira, entre outros. Colecionar os diversos tipos de folhas, estudar suas diferenças, ensinar a desidratar as folhas e flores, e com elas formar pequenos quadros.
Biologia: criação da horta da escola.
Química e Física: fazer o reaproveitamento do lixo orgânico.
Educação Artística e Artes: produção de objetos reciclados para exposição. Produção de trabalho com o papel reciclado.
Geografia: confecção de maquetes, orientar um debate sobre questões (desmatamento e queimadas, efeito estufa, pesca predatória, aquecimento global).
Filosofia e Sociologia: pesquisas e produções de textos, realizar trabalhos que relacionem a devastação ambiental à lógica do capitalismo, trabalhar valores e comportamentos.

METODOLOGIA

Em princípio, o tema iniciará por meio de leitura e pesquisa na internet e os livros, revistas e jornais, produções textuais no Kword, exibição de documentários, aulas expositivas dialógicas, discussões e debates. Após esta etapa, iniciaremos as atividades práticas, quando foram feitas oficinas para produção de objetos reciclados, painéis educativos, pinturas no muro da escola, trabalhos utilizando o papel reciclado, maquetes com o tema “o ambiente que temos e o ambiente que queremos” e confecção de um jornal ecológico, registrando os efeitos positivos, as soluções criativas, mensagens e dicas, cartões produzidos no Tux Paint

RECURSOS:
Materiais: TV, vídeo, papel, cola, tesoura, pincel atômico, sucata, computador,painéis, noticias de jornal,
Humanos:

Avaliação do projeto

Será durante todo o desenvolvimento do projeto e tendo ao final uma culminância com exposições de trabalhos, escritos, com obras de arte feita pelos alunos.

Proposta de Projeto

PROJETO UCA – AMAPÁ
PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC
ROTEIRO DA PROPOSTA
PROJETO: O AMBIENTE QUE TEMOS E O AMBIENTE QUE QUEREMOS

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO
CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS
PROFESSORES: TODOS
CURSISTA: MARIA DA CONCEIÇÃO VIDAL BARBOSA

PROBLEMÁTICA

É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Este projeto visa a envolver toda a comunidade para debater as questões socioambientais, buscando estratégias para diminuir as agressões ao meio em que vivemos, bem como desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida na comunidade e na escola.
JUSTIFICATIVA
A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais.

DURAÇÃO: seis meses.

COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: todas as disciplinas se envolveram. Houve algumas reuniões onde discutimos ideias e sugestões. Houve articulação da professora responsável.
OBJETIVOS
• promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;
• desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
• perceber como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;
• sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de papel, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;
• mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;
• promover a reutilização e a reciclagem do papel descartado na unidade escolar;
• desenvolver ações práticas de coleta seletiva do lixo como forma de educar e mudar comportamentos.

ATIVIDADES PARA DIFERENTES DISCIPLINAS

Língua Portuguesa: trabalho de conscientização e concurso das melhores frases educativas para exposição em toda a escola. Confecção de jornal escolar ecológico.
Matemática: trabalhar com estatística, tabelas e gráficos relacionados com dados ambientais.
Ciências: conhecer as plantas e diferenciá-las em relação aos tipos comestíveis, medicinais, as que servem para fornecer madeira, entre outros. Colecionar os diversos tipos de folhas, estudar suas diferenças, ensinar a desidratar as folhas e flores, e com elas formar pequenos quadros.
Biologia: criação da horta da escola.
Química e Física: fazer o reaproveitamento do lixo orgânico.
Educação Artística e Artes: produção de objetos reciclados para exposição. Produção de trabalho com o papel reciclado.
Geografia: confecção de maquetes, orientar um debate sobre questões (desmatamento e queimadas, efeito estufa, pesca predatória, aquecimento global).
Filosofia e Sociologia: pesquisas e produções de textos, realizar trabalhos que relacionem a devastação ambiental à lógica do capitalismo, trabalhar valores e comportamentos.

METODOLOGIA

Em princípio, o tema iniciará por meio de leitura e pesquisa na internet e os livros, revistas e jornais, produções textuais no Kword, exibição de documentários, aulas expositivas dialógicas, discussões e debates. Após esta etapa, iniciaremos as atividades práticas, quando foram feitas oficinas para produção de objetos reciclados, painéis educativos, pinturas no muro da escola, trabalhos utilizando o papel reciclado, maquetes com o tema “o ambiente que temos e o ambiente que queremos” e confecção de um jornal ecológico, registrando os efeitos positivos, as soluções criativas, mensagens e dicas, cartões produzidos no Tux Paint

RECURSOS:
Materiais: TV, vídeo, papel, cola, tesoura, pincel atômico, sucata, computador,painéis, noticias de jornal,
Humanos:

Avaliação do projeto

Será durante todo o desenvolvimento do projeto e tendo ao final uma culminância com exposições de trabalhos, escritos, com obras de arte feita pelos alunos.

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO UCA- PROGITEC

UCA/UNIFAP
EMEF ARACY NASCIMENTO
Este Projeto visa integrar os Laptops Educacionais ao Projeto Político Pedagógico da Escola, possibilitando à introdução às tecnologias digitais, garantindo aos alunos um aprendizado inovador e ao professor mais dinamismo em sua fazer pedagógico.
OBJETIVOS
1.1 Geral
Possibilitar pedagogicamente aos professores a utilização efetiva dos recursos tecnológicos, disponíveis no espaço escolar, como recursos dinamizadores do processo de ensino e aprendizagem.
1.2 Específicos
Oferecer mecanismos para que o professor aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório de informática;
Aprender a usar a tecnologia e uso de mídias de forma crítica e autônoma para a busca constante de novas aprendizagens;
Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que a tecnologia seja compreendida e utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo;
Possibilitar ao professor o conhecimento das especificidades das diversas tecnologias seja o computador, internet, vídeo, DVD, entre outras;
Contribuir para o uso efetivo e consciente das diversas tecnologias;
Subsidiar o professor sobre as diversas formas de pesquisa na Internet;
Implementar a utilização adequada dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação existentes na escola;
Incentivar a construção colaborativa na prática pedagógica dos educadores;
Conhecer e operacionalizar o software livre Linux educacional e seus aplicativos.
SÍNTESE DA JUSTIFICATIVA
Um dos grandes desafios da educação hoje é integrar todas as dimensões do ser humano e relacioná-las ao novo paradigma emergente, bem como ajudar o cidadão para que este compreenda o seu contexto, as causas de exclusão social, as contradições, mas que também lute para que estas desigualdades possam diminuir.
O PROGITEC, veio integrar-se ao Projeto Político Pedagógico da Escola, como forma de garantir à educação tecnológica aos envolvidos no processo educativo e possibilitar aos professores, alunos e a comunidade em geral acesso às tecnologias de informação e comunicação, bem como um ensino que ofereça possibilidades de um aprendizado diferenciado, dinâmico e interativo.
Descreva algumas etapas da ação pedagógica organizadas no plano estratégico.
Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre os “Direitos e Deveres dos Alunos” com o apoio dos laptops e outros recursos.
Trabalhar com Primeiras Noções de digitação com Tux Typing 2
Que é um jogo educacional que ensina à criança a técnica básica de digitação e também apresenta desafios para que a mesma pratique de forma sempre divertida. A filosofia básica que rege o uso do Tux Typing 2 é a idéia de que a criança pode, sim, aprender digitação de forma rápida e descontraída. Produção textual no Kword, a partir do conteúdo pesquisado
Através do projeto Pais e Paz na Escola, os alunos pesquisarão sobre o tema “Bulling” com o apoio do laptop e outros recursos.
Utilizando o apresentador de slide Kpresenter do laptop educacional, criar uma apresentação por equipe, com imagens e frase de combate ao Bulling
Através do projeto Meio Ambiente, os alunos pesquisarão sobre “A Conservação do Meio Ambiente” e utilizarão como apoio os laptops e outras mídias.
Inserir conteúdo de matemática a partir do aplicativo Tux, of Math Command é um jogo educacional que permite à criança exercitar-se, realizando contas das quatro operações básicas, de forma divertida e bastante original. É importante salientar que a ideia básica por trás do jogo é tornar prazerosa a solução de problemas matemáticos, impondo desafios ao jogador e fazendo com que o mesmo, de acordo com seu desempenho, passe por diferentes estágios, cada vez mais desafiadores.
No Tux, of Math Command, o jogador controla Tux, o pingüim símbolo do Linux, que deve proteger as construções de uma cidade espacial de um bombardeio de meteoros. Para tanto, o jogador deve, inicialmente, clicar sobre a opção “Jogar” da tela inicial do jogo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Projeto Político Pedagógico da escola teve incorporado o Laptop Educacional no fazer educativo, onde o mesmo proporciona a todos a perspectiva de um novo olhar para a educação e o processo de ensino, no qual as potencialidades dos educandos sejam efetivadas de forma consciente e dinâmica.
Com isso, o PROGITEC, integrando-se ao P.P.P, a escola terá a sustentabilidade no processor ensino e aprendizagem. Seu enfoque principal é criar, através das tecnologias, novas formas de ensinar e aprender, bem como integrar o uso dos recursos disponíveis ao seu fazer pedagógico.
Nome dos participantes do curso e Envolvidos no Projeto
Ana Cláudia da Gama Lima
César Augusto Gomes Lima
Ellen Simone da Silva Mourão
Dinalva de Souza Barros
Janayna Gomes da Silva Ramos
Lídia Pinheiro Silva
Lílian de Paula Rodrigues
Maria da Conceição Vidal Barbosa
Maria Jucicléia Monteiro Nunes
Michele Costa Brazão
Nair Pinheiro da Silva
Nazaré Leal da Costa Santos
Orminda Pantoja Ferreira
Rozilda Santana de Souza Monteiro
Vânia Glaucilene Pinheiro Bentes

compartilhamneto das experiencias


Compartilhamento das Experiências


1º Encontro Amapaense das Escolas Participantes do Projeto UCA

 EMEF Aracy Nascimento
http://emefaracynascimento.blogspot.com
Macapá

 Direção: José Carlos Nunes da Silva
 Níveis de Ensino: Fundamental de 08 anos - 4ª série
 Ensino Fundamental de 09 anos: 1º ano ao 4º ano
 385 Alunos Matriculados
 22 Professores
 15 Professores Cursistas
 381 Laptops recebidos
 Experiência de formação dos professores para a apropriação dos laptops
 Houve orientação e acompanhamento por parte dos Coordenadores do Projeto UCA, bem como encontros presenciais com os Multiplicadores da Escola para discussões, esclarecimentos de dúvidas, de como utilizar os laptops e momentos de troca de experiências com os demais cursistas.
 Aspectos Positivos na integração dos laptops
no fazer pedagógico
 Dinamização das aulas;
 Interatividade;
 Integração dos conteúdos aos projetos da escola;
 Aprendizagem significativa e prazerosa;
 Trabalho em equipe
 Estimula a produção do conhecimento de forma colaborativa.
 Dificuldades encontradas no desenvolvimento do Projeto UCA
 A maior dificuldade encontrada no decorrer do curso foi o acesso à internet, pois a escola, por problemas técnicos, ainda encontra-se sem o referido recurso.
 Professores Participantes do Projeto UCA
Ana Cláudia da Gama Lima
César Augusto Gomes Lima
Ellen Simone da Silva Mourão
Dinalva de Souza Barros
Janayna Gomes da Silva Ramos
Lídia Pinheiro Silva
Lílian de Paula Rodrigues
Maria da Conceição Vidal Barbosa
Maria Jucicléia Monteiro Nunes
Michele Costa Brazão
Nair Pinheiro da Silva
Nazaré Leal da Costa Santos
Orminda Pantoja Ferreira
Rozilda Santana de Souza Monteiro
Vânia Glaucilene Pinheiro Bentes
 1º Encontro Amapaense das Escolas Participantes do Projeto UCA

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DIVULGANDO EXPERIMENTO NA PRÓPRIA ESCOLA

REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS DA EMEF ARACY NASCIMENTO

Na quinta-feira (13/10/2011) foi realizada na Escola Municipal Aracy Nascimento uma reunião com a comunidade escolar e os pais dos alunos, o objetivo de divulgar o andamento do PROJETO UCA, sua importância para o aprendizado dos educando e as dificuldades apresentadas em relação a internet. No decorrer da reunião foi abordado sobre a importância da inclusão digital e como o professor irá planejar suas atividades em sala de aula, utilizando como recurso os laptops. A reunião iniciou no horário previsto, com a apresentação dos professores, coordenação pedagógica, equipe administrativa. A coordenadora relatou que os conteúdos trabalhados no laptop, estão de acordo com o currículo escolar e com os projetos desenvolvidos na escola, onde os mesmos irão acessar a internet para fazerem alguma pesquisa em relação ao tema trabalhado. Mas, foi explicado que a internet ainda não está funcionando devido a problemas técnico.

Os pais gostaram e aceitaram o projeto, por ser a primeira escola municipal a ser agraciada, então o importante é que todos estejam unidos para desenvolverem um ótimo trabalho.

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO UCA – AMAPÁ

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC

ROTEIRO DE PROPOSTA

PROJETO: MEIOS DE COMUNICAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO

CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS

PROFESSORES: TODOS

CURSISTA: ROZILDA SANTANA MONTEIRO

.PÚBLICO ALVO: 1º e 3º Ano do Ciclo de Alfabetização.

JUSTIFICATIVA:
Escolhemos este tema, para que os alunos reconheçam a importância dos meios de comunicação em vários aspectos da nossa vida cotidiana.

OBJETIVOS:
•Reconhecer os diversos tipos de meios de comunicação e sua aplicação.
•Valorizar os recursos de comunicação existentes.
•Desenvolver a socialização e a criatividades através dos meios de comunicação.
•Utilizar os meios de comunicação adequadamente.
•Utilizar o recursos tecnológicos.

DESENVOLVIMENTO:
•Textos informativos demonstrando a importância dos meios de comunicação.
•Manuseio de jornais e revistas.
•Visita à estação de rádio local.
•Escrita de uma carta para alguém da família no Kword.
•Exposição de mural com gravuras.
•Filme:”Procurando Nemo”.
•Apreciação do filme.
•Interpretação.
•Desenho dos meios de comunicação no tux paint
•Aplicação real da matemática em relação aos meios de comunicação.
•Conhecer o número do próprio telefone usando os aplicativos do laptops
•Noção de tempo: ontem, hoje, horas,etc.
.Pesquisa na escola (internet e livros), com visitas na secretaria, para observar como funcionam alguns meios de comunicação:computador,fax,impressora,telefone parabólica.
•Simulação de um telejornal - dramatização.
•Montagem de slides registrando as atividades realizadas.
•Apresentação do projeto no blog da escola.

DISCIPLINAS: Lingua Portuguesa, ciência, história, geografia, artes, matemática.

RECURSOS:

Materiais: TV, vídeo, laptop educacional, jornais, revistas, livros, cola, tesoura, textos informativos.

Humanos: professores, alunos e comunidade escolar.

AVALIAÇÃO:
Ao final da realização das atividades propostas, o aluno deverá ser capaz de :
•Realizar avaliação escrita.
•Conhecer a utilidade dos meios de comunicação.
•Escrever bilhetes e carta.

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO UCA – AMAPÁ

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO: CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO

CLIENTELA: ENSINO FUNDAMENTAL - TODAS AS TURMAS

PROFESSORES: TODOS

CURSISTA: CÉSAR AUGUSTO LIMA

JUSTIFICATIVA
Este projeto busca promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.

A lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, procurando fazer acontecer mudanças necessárias. Aprendemos a história dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos afros de grande importância, principalmente em nosso país. Entretanto estes feitos são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

Objetivos gerais:

• Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisórios para a construção da sociedade.
• Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira.
• Promover uma nova visão da história dos africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.
• Garantir ao afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
• Proporcionar condições ao afro-brasileiro de promover a cidadania e a igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.

Objetivos específicos:

• Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
• Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.
• Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.
• Perceber os diferentes tipos de religião, costumes e línguas presentes na África.
• Constatar diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
• Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
• Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão de posses de terras.
• Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
• Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc.

Metodologia

Aula expositiva e audiovisual sobre o tema;

Leitura e interpretação de textos;

Exploração de musica;

Pesquisa na internet;

Produção de texto, poesias, poemas sobre o tema no aplicativo Kword

Criar desenhos sobre o tema no aplicativo Tux Paint.

Palestra sobre o tema

Recorte de gravuras para a confecção de painel;

Confecção de artesanato

Criação de máscaras usados pelos afro-descendentes

Recursos

Materiais: vídeo e TV, computador, papel A4, pincel, revista, cola, lápis de cor; data-show e papel Paraná para a confecção das máscaras.

Humanos: alunos, professores e pais dos alunos

Avaliação

Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percebermos que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também que se consiga organizar a culminância, de forma a congregar todas as turmas e suas produções e coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra e a presença eterna de Zumbi dos Palmares.