PROJETO UCA
TUTORA: MARLI MORAES
MÓDULO II
ATIVIDADE 1: FERRAMENTA DE BUSCA
CURSITA: NAIR PINHEIRO DA SILVA
FERRAMENTA DE BUSCA
Navegador de Internet também é chamado de Navegador ou Browser/ web broweres, que traduzindo quer dizer, olhar páginas de um registro, livro ou revista, que permitem ao usuário que vejam os arquivos e documentos no formato de HTML (SERVIDOR WEB DE ACESSO Á INTERNET), mais conhecida como World Wide Web (WWW). É usado um protocolo HTTP que passa as informações para os “ficheiros” que são identificados como URL. Existem também os navegadores que são mais comuns como: HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc. e os mais atuais são: FTP, HTTPS.
Sua principal funçaõ é “procurar” um conteúdo na internet e fazer com que este conteúdo seja mostrado, mas muitas vezes não suportava tais arquivos e por isso foram criados outro navegadores mais modernos como o Mozilla Firefox, Opera, Safari e o Internet Explorer, que além de suportarem a versão HTML também suportam a XHTML. . De qualquer modo, o usuário experiente irá decidir o que é importante para si e selecionar seu navegador de acordo com suas necessidades. Com um pouco de tempo, você irá otimizar e personalizar a maneira como navega para se adequar com sua forma de navegar.
As Ferramentas de Busca podem ser definidas como programas ou sites especializados em localizar e/ou descrever informações na Internet,ou seja,é um instrumento de pesquisa na Web através de palavras-chave ou categorias,orientadas por texto.
Esses programas são também conhecidos como Mecanismo de Busca,Search Engines,etc.
A ferramenta de busca é um website que escolhe páginas da web que equivalem aos caracteres escolhidos.Esses sites são armazenados em um sistema computacional(como a World Wide Web) ou em um computador pessoal.
São muito úteis porque uma pessoa não precisa lembrar de um endereço de site para procurá-lo. Cada ferramenta tem suas peculiaridades.
Quando alguém digita, por exemplo,duas palavras,a Ferramenta de Busca mostrará geralmente uma longa listagem de sites que contém esses caracteres .
À medida que a rede cresce, os serviços de busca expandem- se e se diversificam, visando atender segmentos específicos ou toda a comunidade de usuários da Internet. Esse dilema específico/genérico vem ocupando espaço nas discussões tanto sobre o ensino nas instituições educacionais como sobre o próprio desenvolvimento da Internet, sendo muito oportuno que os professores passem a refletir sobre o mesmo no desenvolvimento de atividades de ensino.
REFERENCIAS
BRANSKI, Regina Meyer.Localização de informação na Internet : características e formas de funcionamento dos mecanismos de busca. Campinas :UNICAMP, 1998
vidotti@marilia.unesp.br
http://www.crb6.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário