segunda-feira, 25 de abril de 2011

FERRAMENTAS DE BUSCA

UCA – AMAPÁ
TUTORA: MARLI MORAES
MODULO 2: WEB
CURSISTA: ROZILDA SANTANA SOUZA MONTEIRO
ATIVIDADE 1: FERRAMENTAS DE BUSCA

Os navegadores de Internet são programas destinados ao acesso e à navegação pela Internet, que possibilitam a visualização e a interatividade, utilizando recursos de imagem, som e textos. Recomendamos a utilização dos navegadores Internet Explorer (versão 5.0 ou superior) e Mozilla Firefox (versão 1.0 ou superior). Adquira sempre browsers em distribuidores autorizados, que têm garantia de autenticidade. Qualquer problema decorrente desses softwares deverá ser solucionado diretamente com as empresas fornecedoras.
Sua principal função é “procurar” um conteúdo na internet e fazer com que este conteúdo seja mostrado, mas muitas vezes não suportava tais arquivos e por isso foram criados outro navegadores mais modernos como o Mozilla Firefox, Opera, Safari e o Internet Explorer, que além de suportarem a versão HTML também suportam a XHTML.
As Ferramentas de Busca podem ser definidas como programas ou sites especializados em localizar e/ou descrever informações na Internet,ou seja,é um instrumento de pesquisa na Web através de palavras-chave ou categorias,orientadas por texto. Esses programas são também conhecidos como Mecanismo de Busca,Search Engines,etc
As Ferramentas de Busca, conhecidas também como Máquinas de Busca ou Search Engines, são programas computacionais desenvolvidos com o objetivo de indexar informações escritivas e temáticas das páginas e/ou sites da Internet em bases de dados, com a finalidade de possibilitar a recuperação de documentos solicitados, pelos usuários da Internet, segundo as estratégias de busca e os critérios adotados. Suas origens datam de 1994, por iniciativa das Universidades Norte-Americanas e, atualmente, as iniciativas particulares e/ou privadas estão também atuando nesta área, disponibilizando suas próprias ferramentas, muitas delas com acesso gratuito. Preocupados com a construção de ferramentas de busca na Internet para usuários diversificados, Rosenfeld e Morville (1999, p.102-103) indicam alguns fatores a serem considerados com relação às necessidades informacionais dos usuários: - alguns usuários têm claramente definido o tipo de informação que precisam e onde ela pode ser localizada; - alguns usuários sabem as informações que querem, mas não sabem exatamente onde existem ou mesmo se existem; - alguns usuários não sabem exatamente o que esperam encontrar, pois não sabem exatamente o que existe sobre o assunto; - alguns usuários querem tudo sobre um assunto específico.
Quanto ao nível de busca, geralmente, as Ferramentas de Busca oferecem mais de um nível de busca, conhecidos por busca simples e avançada dependendo do conhecimento e experiência do usuário. A busca avançada fornece maiores opções e recursos para elaboração das estratégias de busca. As buscas nestes níveis podem variar, ou seja, uma mesma busca efetuada nos níveis simples e avançado pode obter respostas diferentes, ou seja, algumas opções podem estar disponíveis apenas em um nível de pesquisa.
Como forma de facilitar a pesquisa, principalmente para o usuário leigo, algumas Ferramentas de Busca fornecem uma interface gráfica mais amigável, embutindo em opções de escolha os operadores que utilizam para busca. Assim, não é exigido do usuário o conhecimento prévio para elaborar a sintaxe da busca. A forma de apresentação dos resultados também se diferencia, pois algumas Ferramentas de Busca oferecerem opções de melhor visualização e ordenação dos resultados que podem ser parametrizáveis pelo próprio usuário. Rosenfeld e Morville (1999, p.113-115), colocam como fatores para a apresentação dos resultados da consulta de uma ferramenta de busca, o grau de estrutura do conteúdo das Bases de Dados e a escolha do usuário.


ROSENFELD, Louis, MORVILLE, Peter. Searching systems. In: Information architeture for the World Wide Web. Sebastopol, CA : O’Reilly, 1999.

BUENO, Márcia Correa, VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Uso estratégico das Ferramentas de Busca na Internet. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL “ PROF. DR. PAULO TARCÍSIO MAYRINK, 3, 1999, Marília. Anais...Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário