segunda-feira, 25 de abril de 2011

FERRAMENTAS DE BUSCA

UCA – AMAPÁ
TUTORA: MARLI MORAES
MODULO II: WEB
CURSISTA: NAZARÉ LEAL DA COSTA
ATIVIDADE 1: FERRAMENTAS DE BUSCA


O termo navegador vem de navegar e desde o início da internet acessar e visitar os sites ficou conceituado como navegar na internet. Para navegar é necessário um navegador, ou seja, um meio para navegar. Portanto navegador de internet é um programa que permite você acessar e navegar entre as páginas de um ou mais sites
Podemos destacar os seguintes:
Navegador da Apple. era usado inicialmente em Mac, mas recentemente ganhou versão para PC rodando em Windows.
Principal concorrente do Internet Explorer, o navegador Firefox tornou-se bastante popular entre os entusiastas e profissionais de tecnologia. É um navegador de código aberto mantido pela fundação Mozilla.
Um navegador bastante eficiente e charmoso. Ele é da Opera Software.
Lançado recentemente, o Chrome é o navegador do Google. O Chome chegou ao mercado com a difícil missão de competir com o Internet Explorer e o Firefox. É um navegador que chama a atenção pela ausência das famosas barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com javascript, algo que o Google usa e abusa em alguns de seus aplicativos online.
O mercado de navegadores de internet é extremamente concorrido e ao lado do mercado de buscas na internet é alvo dos grandes players do mercado. Até agora a Microsoft esteve bem posicionada neste mercado, mas devido a altíssima concorrência tudo indica que haverá dias difíceis para a Microsoft neste setor.
Os termos ferramentas de busca, motores de busca, motores de pesquisa, buscadores ou em inglês Search Engines nada mais são que serviços de buscas na internet. São os famosos sites de busca que os usuários usam como Google, Yahoo, MSN, Cadê, etc.
De modo geral, todas as ferramentas de busca são basicamente formadas por três componentes essenciais:
Crawler, spider ou robot: são programas de computador que percorrem os websites na Internet através de seus links para catalogar o conteúdo dos sites. Periodicamente os crawlers visitam os sites para catalogar novos links e conteúdos. Cada ferramenta de busca possui o seu crawler. Os mais conhecidos são o Googlebot (do Google), Inktomi Slurp (do Yahoo!) e o MSNBot (do MSN.com).
As ferramentas de busca possuem uma cópia do conteúdo de cada website em seu índice. Esta cópia é chamada de cache. As ferramentas de busca atualizam seu índice com visitas periódicas ao site, assim ele sempre será atualizado. Na maioria dos buscadores é possível ver o cache atual de uma página. No Google por exemplo, em um resultado de busca, basta clicar em Cache ao lado de um dos resultados para ver a versão do site que está no índice.
http://www.brasilseo.com.br/yahoo/conhecendo-as-ferramentas-de-busca

http://www.luis.blog.br/o-que-e-navegador-de-internet.aspx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário